Os utilizadores que viram os seus dados pessoais utilizados pela empresa Cambride Analytica vão começar a receber, a partir desta segunda-feira, uma notificação, no topo do "feed" de notícias, a informar que os seus dados foram utilizados, avançou hoje a BBC. A publicação britânica acrescenta que a rede social vai revelar ainda que aplicações tiveram acesso a esses dados e quais especificamente.
As mensagens, como informa a empresa em comunicado com data de 4 de abril, poderão ser de dois tipos:
- Curta e com uma nota sobre como melhorar a sua privacidade na rede, sinal que os seus dados não foram recolhidos.
- Mais longa e reveladora de que foi uma das "vítimas", onde a rede social explica como informação foi usada pela consultora britânica.
Uma estimativa da empresa prevê que a Cambridge Analytica terá recolhido cerca de 63.080 utilizadores do Facebook em Portugal. Em dados partilhados pela empresa, o Facebook confirma que o número de utilizadores que descarregaram a aplicação que terá obtido os dados, a "thisisyourdigitallife", em Portugal rondou os 15.
O número de utilizadores potencialmente afetados resulta de "metodologia expansiva" que inclui os que descarregaram a 'app' e respetivos 'amigos'.
"Realizamos a nossa própria análise interna para determinar o número de pessoas potencialmente visadas. Utilizamos uma metodologia expansiva - esta é a nossa melhor estimativa do número de pessoas que instalaram a 'app', bem como dos seus amigos cujos dados podem ter sido acedidos".
“No total, cremos que a informação do Facebook de 87 milhões de pessoas, a maioria nos Estados Unidos, pode ter sido partilhada indevidamente com a Cambridge Analytica”, assumiu o responsável tecnológico da empresa, Mike Schroepfer, em comunicado.
A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.
O Facebook já anunciou que pretende lançar medidas para dar mais privacidade aos utilizadores, afirmando que "percebeu claramente" que as ferramentas disponíveis "são difíceis" de encontrar e que "tem de fazer mais" para informar os utilizadores da rede social.
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