A uma semana das eleições, Portugal precisa de coligações?
Rui Rocha revelou aos jornalistas que a AD e a IL estão a negociar uma possível coligação, mas foi imediatamente desmentido por Luís Montenegro. Na esquerda e na direita, surgem comentários sobre possíveis coligações.
“Antes da campanha, houve a tentativa por parte da AD de integrar a IL noutra plataforma”, avançou Rui Rocha, mas Montenegro recusou confirmar conversas com a IL para uma eventual aliança pré-eleitoral nestas legislativas. Durante a campanha, o líder da AD referiu apenas que poderia fazer uma boa dupla com Rui Rocha, indicando uma potencial aproximação aos liberais.
Na verdade, o presidente do CDS-PP, Nuno Melo, foi quem ficou mais afetado pelo novo triângulo amoroso. Em entrevista, reforçou que coligação do seu partido “é com o PSD, não é com mais ninguém”. Mas a estratégia de Montenegro parece ser outra.
“Nós vivemos num mundo, tenho dito, de grande instabilidade e de incerteza política. O presidente dos EUA lançou uma guerra comercial no mundo, nós estamos num mundo instável e nós precisamos de um Governo que dê segurança e estabilidade ao país e que só o PS é pode dar”, afirmou ainda.
Para incentivar o voto útil à direita, Montenegro começa por convencer os eleitores da IL de que é a solução à direita mais próxima de ganhar as eleições, ter uma maioria sobre a esquerda e dar espaço para os liberais no Parlamento.
No entanto, hoje, em Espinho, voltou atrás e recusou ter conversado com a IL, referindo que os comentários de Rui Rocha não passam de "mexericos políticos".
Dentro do próprio PSD há opiniões distintas sobre o assunto. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, defendeu que o voto na IL “retira força” a Luís Montenegro.
“Por bem intencionados que sejam, nós podemos dizer, por exemplo, aqui em Viseu, que votar na IL é voto desperdiçado, não concorre para uma maioria maior. E, já agora, mesmo [a nível] nacional retira força ao primeiro-ministro que hoje temos e que vamos continuar a ter para o futuro”, afirmou.
Para Pedro Nuno Santos, os partidos "estão de cabeça perdida e dizem coisas diferentes na coligação". O líder do PS considerou que "a AD com a IL é uma mistura explosiva do ponto de vista do radicalismo e do ataque ao Estado Social" e, de facto, uma conciliação difícil para as diferentes alas dos sociais-democratas.
Afinal, o país quer ou não uma coligação à direita?
O porta-voz da IL insistiu que Montenegro não podia desmentir “a intenção pela parte mais alta liderança do PSD” de querer reunir com a IL. Mas deixou dúvidas se a iniciativa não terá sido de Rui Rocha.
A IL “não é um partido de protesto” nem “uma solução de Governo para fazer igual ao que a AD fez”, que foi “absolutamente insuficiente”, reiterou. Deixou claro que o partido "não existe para passar certificados de bom comportamento à AD. Existe para modificar o comportamento da AD”, mas não nega que a aproximação lhe seria benéfica.
Há, no entanto, questões que pesam nesta decisão:
- A IL, com oito deputados, exigiria à AD mais pastas do que o CDS;
- Ambos discordam no sistema de pensões, uma das medidas que impacta a maioria dos eleitores. Os votos dos jovens são inconstantes;
- A IL propõe a eliminação do IMT na compra de habitação própria permanente e a isenção do imposto de selo no arrendamento, enquanto a AD circunscreve a medida apenas aos jovens;
- Defende a privatização de várias empresas públicas, incluindo a TAP, a RTP, a Caixa Geral de Depósitos e a Transtejo. A opinião da AD não é clara sobre estas empresas;
- A IL propõe a criação de um seguro público de saúde, permitindo que os cidadãos escolham entre o sistema público e privado, e a AD foca-se no reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com medidas para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados;
- A IL defende a implementação do "cheque-ensino", permitindo que os pais escolham livremente entre escolas públicas e privadas, enquanto a AD prioriza o reforço da escola pública;
- A IL propõe uma taxa única de IRS de 15% sobre a parte dos rendimentos que exceda o Salário Mínimo Nacional. A AD defende uma redução gradual da carga fiscal em cerca de 1,5 pontos percentuais até 2028, mantendo uma estrutura progressiva de impostos para garantir a equidade fiscal.
Montenegro não ganha por se afastar do centro e ter a IL como segundo braço direito. O discurso moderado em relação à economia, saúde, habitação e educação têm sido um dos pontos fortes da campanha do PSD.
E à esquerda, há coligação?
Ao nono dia de campanha oficial para as legislativas antecipadas, continuam a ser ponderados diferentes cenários eleitorais.
A coordenadora do BE teve ao seu lado a sua antecessora, Catarina Martins, em Loulé, no Algarve, com uma mensagem de confiança de que "não há nenhum impossível antes dos votos contados" e de que os bloquistas são "a força que vira o jogo".
Rui Tavares, porta-voz do Livre, insistiu que o seu partido será "determinante" para uma solução governativa à esquerda e para isso quer superar a IL.
Na Escola António Arroio, em Lisboa, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, traçou como objetivo mínimo da CDU para as legislativas de domingo voltar ao resultado de 2022, com seis deputados, mais dois do que os quatro eleitos no ano passado, estimando que isso implica "sensivelmente mais 100 mil votos".
Não ha referências de uma coligação, mas os partidos continuam empenhados em subir nas sondagens e fazer frente ao Governo da AD, no qual não confiam.
*Com Lusa
- 18:12
- Três cidadãos chineses foram detidos numa ilha japonesa depois de as autoridades terem encontrado milhares de caranguejos-eremitas protegidos escondidos em várias malas. Os crustáceos estão classificados como monumentos naturais nacionais.
-
- 18:11
-
Cerca de 78% dos enfermeiros serve 49% da população mundial
Cerca de 78% dos enfermeiros do mundo encontram-se em países com apenas 49% da população mundial, indica um relatório divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde, salientando que as desigualdades afetam os cuidados de saúde.
-
- 17:51
-
Ucrânia: Países europeus e UE pressionam Rússia a avançar para negociações de paz
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de seis países europeus e a chefe da diplomacia da União Europeia apelaram à Rússia para que avance "sem demora" nas negociações para uma paz "justa, abrangente e duradoura" na Ucrânia.
-
- 17:43
-
PP espanhol marca congresso extraordinário para julho por prever eleições antecipadas
O Partido Popular de Espanha (PP, conservador) vai fazer um congresso extraordinário em julho, por considerar que há possibilidade de eleições antecipadas no país, disse hoje o líder da formação política e líder da oposição espanhola, Alberto Núñez Feijóo.
-
- 17:26
-
Lula da Silva cita China como exemplo no comércio durante encontro empresarial em Pequim
O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a China é retratada como inimiga do comércio, mas seria um exemplo ao investir em países desprezados pelas grandes potências, durante uma visita oficial à China.
-
- 16:55
-
Refém Edan Alexander foi entregue à Cruz Vermelha
O Hamas anunciou, esta segunda-feira, que o seu braço armado libertou um refém israelita-americano. Uma fonte próxima do movimento islamista acrescentou que Edan Alexander foi entregue à Cruz Vermelha na cidade de Khan Yunis, no sul de Gaza.
-
- 16:32
-
Albufeira. Homens soterrados resgatados com vida
Os dois homens que hoje ficaram soterrados na queda de um muro na Praia da Coelha, em Albufeira, foram resgatados com vida e transportados para o hospital com ferimentos graves.
-
- 16:04
-
"Não se pode falar assim com a Rússia". Kremlin rejeita qualquer ultimato para cessar-fogo
O Kremlin rejeitou os "ultimatos" de Kiev e dos seus aliados europeus, para que Moscovo aceitasse uma trégua de 30 dias na Ucrânia. O porta-voz da presidência russa não respondeu à proposta de Volodymyr Zelensky para uma reunião com Vladimir Putin esta semana.
-
- 15:46
-
Portugal pode importar mais energia de Espanha mas só fora das horas de sol
A REN aumentou o limite das importações de eletricidade de Espanha a partir de hoje, mas só fora das horas de sol. A decisão acontece após o bloqueio total, causado pelo apagão de 28 de abril.
-
- 15:39
-
Carlo Ancelotti é o novo selecionador do Brasil
O atual treinador do Real Madrid está de saída do clube espanhol e já assinou contrato com a Confederação Brasileira de Futebol. Ancelotti será o primeiro estrangeiro a assumir o cargo, com o objetivo de qualificar o Brasil para o Mundial de 2026.
-
- 14:30
-
Isaltino Morais rejeita ter violado a lei da publicidade política paga em campanha
O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, rejeitou ter violado a lei da proibição de publicidade política em campanha eleitoral com anúncios pagos na Meta, afirmando que "não há qualquer conteúdo suscetível de ser interpretado como sendo de cariz político".
-
- 14:08
-
Campeonato. Restrições na zona do Marquês de Pombal em Lisboa voltam a aplicar-se no sábado
A Câmara de Lisboa volta a determinar o encerramento no sábado, às 17h00, de perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal, devido aos festejos do campeonato de futebol, confirmou hoje o presidente da autarquia.
-
- 13:50
-
Este é o calendário do acesso ao ensino superior
As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 vão começar em 21 de julho e as matriculas a partir de 25 de agosto, determina um despacho publicado hoje em Diário da República.
-
- 13:48
-
E se for a inteligência artificial a gerir o nosso dinheiro?
O episódio mais recente da série The Next Big Idea sobre inteligência artificial traz um olhar sobre a forma como as diferentes tecnologias estão a ser aplicadas no setor bancário e a alterar a experiência de clientes e das próprias instituições.
-
- 13:46
-
Descobertas 83 caixas com material nazi no Supremo Tribunal da Argentina
Documentos, fotografias e propaganda do regime de Hitler estavam esquecidos numa cave do Supremo Tribunal argentino desde a Segunda Guerra Mundial.
-
- 13:30
-
Pedidos 226 anos de prisão para português que matou quatro pessoas em casamento em Espanha
O português que em 2022 matou quatro pessoas e feriu nove num casamento em Espanha começou hoje a ser julgado em Madrid, com o Ministério Público a pedir 226 anos de prisão e as acusações particulares prisão permanente.
-
- 13:05
-
Montenegro recusa "distrair portugueses com mexericos políticos"
O presidente do PSD recusou hoje revelar eventuais conversas pré-eleitorais com a IL, dizendo não querer "distrair os portugueses com mexericos políticos", e criticou a insistência da comunicação social no tema da empresa familiar Spinumviva.
-
- 12:56
-
Cabra corre pelo meio dos ciclistas da Volta a Itália e quase derruba Dion Smith
O animal atravessou a estrada por entre os ciclistas que corriam na Volta a Itália e quase derrubou o neozelandês Dion Smith.
-
- 12:51
-
Um "palácio no céu" de 355 milhões. Primeiro 'servirá' como Air Force One e depois será o avião privado de Trump
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já disse que quer aceitar a oferta da família real do Qatar, apesar das muitas críticas que tem recebido no seu país.
-
- 11:54
-
Paz: a primeira palavra de um Papa
Na tarde da passada quinta-feira, o fumo branco saído da Capela Sistina anunciou uma bela notícia: Habemus Papam! O cardeal Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, assomou à Basília de São Pedro para saudar o Povo de Deus e dirigir as suas primeiras palavras: “A paz esteja com todos vós”.
-
- 11:39
-
A Reviravolta: em 1977 uma moção fez cair o PS e nascer um Governo PSD/CDS
No primeiro episódio da segunda temporada de A Reviravolta: moções que mudaram governos, Francisco Sena Santos regressa a 1977 para contar a história da Moção de Confiança apresentada por Mário Soares que acabou por derrubar o seu próprio governo do PS, abrindo caminho para a primeira coligação entr
-
- 11:38
-
Leão XIV pede libertação de jornalistas detidos por procurarem a "verdade"
O papa Leão XIV pediu nesta segunda-feira a libertação de todos os jornalistas detidos no mundo por procurarem e relatarem a "verdade" e pediu à imprensa para "rejeitar o paradigma da guerra".
-
- 10:22
-
Amigo de Robert Prevost considera que Francisco II não foi escolha de nome para não "incomodar" conservadores
As semelhanças com o modo de agir e pensar parecem ser muitas, mas quem conhece Robert Prevost, agora Papa Leão XIV, diz que a escolha de nome não foi Francisco para não pressionar os cardeais conservadores.
-
- 09:33
-
Kiev acusa Rússia de ataques com mais de 100 drones durante a noite
A Rússia lançou 108 'drones' contra o território ucraniano desde as 23h00 de domingo (21h00 de Lisboa), apesar da trégua de 30 dias que Kiev, Paris, Londres, Berlim e Varsóvia queriam que Moscovo declarasse a partir de hoje.
-