Para lá do Marão, (ainda) mandam os que lá estão. Hernâni Dias é cabeça de lista por Bragança
Onze ministros do atual Governo vão ser cabeças de lista pelo PSD às legislativas antecipadas de 18 de maio, além do chefe do executivo, Luís Montenegro, que vai ser o número um pelo círculo de Aveiro.
Outra surpresa é o regresso de Hernâni Dias ao parlamento depois deste se demitir de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território a dia 28 de janeiro, após ter sido noticiado pela RTP, no programa Prova dos Factos, que criou duas empresas imobiliárias já enquanto governante, responsável pelo decreto que altera o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, a polémica lei dos solos.
O ex-governante retomou depois o mandato como deputado do PSD na Assembleia da República.
O deputado surge como cabeça de lista por Bragança.
O que se passou?
O ex-governante foi eleito na legislatura passada também pelo círculo eleitoral de Bragança. É professor, e tomou o lugar de Clara da Conceição de Sousa Alves, advogada e professora universitária, que o substituiu. Tem 57 anos.
Hernâni Dinis Venâncio Dias tinha pedido a suspensão do seu mandato por um período de 30 a 180 dias, na sequência da sua demissão do executivo minoritário PSD/CDS-PP. Esta foi a primeira demissão registada no XXIV Governo Constitucional PSD/CDS-PP, que tomou posse a 2 de abril do ano passado.
Em 24 de janeiro, a Assembleia da República recusou revogar o diploma que permite a reclassificação de terrenos rústicos como urbanos, cuja apreciação parlamentar tinha sido solicitada por BE, PCP, Livre e PAN.
No âmbito desta apreciação parlamentar, no passado dia 28 de fevereiro, os deputados aprovaram, com os votos do PSD, CDS-PP e PS, alterações ao diploma, estabelecendo que a construção de habitação terá que ser, em parte, destinada para "arrendamento acessível" e construção a "custos controlados".
Hernâni Dias constituiu duas empresas quando já era governante e participava na elaboração do polémico diploma.
São sociedades ligadas ao setor imobiliário e à construção civil, o que levanta suspeitas de conflito de interesses por poderem beneficiar da lei dos solos, processo em que participou.
Antes disso, a investigação da RTP já tinha tornado público que Hernâni Dias estava a ser investigado pela Procuradoria Europeia. Em causa estão alegadas irregularidades nas obras de ampliação da zona industrial de Bragança, quando ainda era autarca. Neste caso, há suspeitas de ter recebido contrapartidas.
Na altura em que aceitou a demissão de Hernâni Dias, o primeiro-ministro destacou "o desprendimento" subjacente a esta decisão.
"O primeiro-ministro aceitou o pedido de demissão hoje apresentado pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Dr. Hernâni Dias", lê-se em nota do gabinete de Luís Montenegro publicada no portal do Governo.
"O primeiro-ministro expressa reconhecimento ao Dr. Hernâni Dias pelo empenho na concretização do Programa do Governo em áreas de particular importância e sublinha o desprendimento subjacente à decisão pessoal tomada", acrescenta a nota com a garantia de que "o secretário de Estado cessante será oportunamente substituído no cargo".
Na carta de demissão do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, a que a Lusa teve acesso, Hernâni Dias anunciou: "Estou de consciência absolutamente tranquila. Gostaria de reiterar que a minha demissão nada tem a ver com o receio de esclarecer as questões que têm sido veiculadas pela comunicação social. Bem pelo contrário, renovo a minha vontade e plena disponibilidade para prestar todos os esclarecimentos às autoridades competentes".
Hernâni Dias afirmou ainda estar a ser confrontado com "uma vaga de notícias que contêm falsidades, deturpações e insinuações injustificadas".
"E apesar de se referirem a situações totalmente desligadas das funções que desempenho, entendo que é minha obrigação proteger a estabilidade do Governo e, em especial, a posição do senhor primeiro-ministro", justifica.
O antigo autarca considera que "na vida política há que ter a hombridade de assumir" decisões, dizendo que a sua "é pautada pelo entendimento de que, neste momento, a continuidade como secretário de Estado poderia ser vista como um fator negativo, logo prejudicial ao trabalho do Governo".
"Esta decisão surge, também, da necessidade de proteger a minha família e preservar a sua privacidade e bem-estar, que, em face das atuais circunstâncias, se tornaram vulneráveis", afirmou.
Hernâni Dias acrescenta que sempre pautou a sua vida "pelos princípios da legalidade e da transparência, pelos valores da defesa da coisa pública, com elevado sentido de responsabilidade, correção e rigor" e garante que os continuou a praticar enquanto secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
"Senhor primeiro-ministro, agradeço profundamente a honra que me deu e a confiança em mim depositada, durante o tempo em que ocupei este cargo", escreve ainda, desejando a Montenegro "continuação de bom trabalho a favor do país e dos portugueses".
Ouvido em comissão parlamentar há um mês, Hernâni Dias garantiu que agiu sempre "com lisura, boa-fé, e transparência" e que, antes de constituir as empresas, falou com a Entidade para a Transparência para perceber se a sua posição como membro do Governo o permitia.
*Com Lusa
- 19:24
- O partido é liderado por um dissidente da Iniciativa Liberal, José Cardoso, que chegou a ser candidato à presidência da IL nas eleições que deram vitória a Rui Rocha. Nessa altura a sua lista já era a A, de alternativa liberal.
-
- 16:39
-
Ativista que atingiu Luís Montenegro com tinta condenado a multa de 1600 euros
O ativista climático que, em 2024, atingiu com tinta verde Luís Montenegro foi hoje condenado a pagar uma multa de 1600 euros, por ter estragado a roupa do então candidato a primeiro-ministro e de uma fotógrafa do CDS.
-
- 15:17
-
Ataque com faca em Amesterdão. Há pelo menos cinco feridos
A polícia de Amesterdão está a responder a um ataque com faca.
-
- 14:46
-
Não percebe o significado oculto dos ‘emojis’ usados pelos jovens? Este tradutor ajuda
Uma ferramenta gratuita que traduz os significados ocultos dos ‘emojis’ que os jovens trocam entre si, em mensagens nas redes sociais, foi desenvolvida por um especialista português em segurança informática e está a ser partilhada a nível global.
-
- 14:04
-
França e Reino Unido vão enviar uma delegação militar para a Ucrânia nos próximos dias
Cerca de 30 países iniciaram hoje, em Paris, as discussões finais sobre "garantias de segurança" para a Ucrânia, incluindo uma possível mobilização militar europeia como parte de um futuro acordo de paz com a Rússia.
-
- 13:53
-
Papa Francisco vai aparecer em público na Páscoa
O papa Francisco, convalescente após uma grave pneumonia que colocou a sua vida em perigo, irá rezar a bênção "urbi et orbi" na praça de São Pedro no domingo de Páscoa, 20 de abril, anunciou o Vaticano.
-
- 13:04
-
Francisco Mota Saraiva, Prémio Saramago 2024, é o próximo convidado do É Desta Que Leio Isto. Já se inscreveu?
O É Desta Que Leio Isto, clube de leitura da MadreMedia, traz como convidado de abril o escritor Francisco Mota Saraiva, Prémio Saramago 2024, para uma conversa sobre o livro "Morramos ao menos no porto". Deixamos o convite para que se junte a nós a 24 de abril (quinta-feira), pelas 21h00.
-
- 11:49
-
Pelo menos seis mortos e nove feridos depois de submarino turístico afundar na costa do Egito
Pelo menos seis pessoas morreram e outras nove ficaram feridas depois de um submarino turístico afundar na costa da cidade egípcia de Hurghada, no Mar Vermelho, na manhã desta quinta-feira, avança a BBC.
-
- 11:16
-
Dia Mundial do Teatro. 25 sugestões para 2025
O SAPO24 traz 25 sugestões de peças em cena para voltar ao teatro, encher as plateias e aplaudir a produção cultural nacional.
-
- 08:00
-
Filipe La Féria: “Acho que um dos grandes males do teatro é isso dos subsídios”
A propósito do Dia Mundial do Teatro, que hoje se assinala, e da ópera-rock "Fátima", o encenador Filipe La Féria fala sobre o futuro da cultura no país e admite que o segredo para o sucesso é apenas o amor pelo palco e um público com quem pode contar. Pelo meio aponta o dedo aos políticos, que diz
-
- 19:34
-
Legislativas: onze ministros vão ser cabeças de lista do PSD, Montenegro em Aveiro e Aguiar-Branco em Viana do Castelo
Onze ministros do atual Governo vão ser cabeças de lista pelo PSD às legislativas antecipadas de 18 de maio, além do chefe do executivo, Luís Montenegro, que vai ser o número um pelo círculo de Aveiro.
-