Dos migrantes algemados à proibição de aviões militares. Quais as críticas apontadas à operação de deportação de Trump?
No âmbito da operação de deportação em massa decretada por Donald Trump, o Governo norte-americano está a utilizar meios materiais e humanos das Forças Armadas para ajudar no repatriamento de imigrantes e para proteger a fronteira.
Por exemplo, dois aviões de carga C-17 da Força Aérea que transportavam migrantes retirados dos EUA aterraram na manhã de sexta-feira na Guatemala. No mesmo dia, as Honduras receberam dois voos de deportação transportando um total de 193 pessoas.
A Colômbia ainda não tinha recebido migrantes, mas o seu presidente, Gustavo Petro, anunciou hoje que proibiu a entrada de aviões militares norte-americanos com colombianos deportados.
“Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. É por isso que fiz recuar os aviões militares norte-americanos com migrantes colombianos”, escreveu Gustavo Petro na rede social X.
O chefe de Estado colombiano, crítico do seu homólogo norte-americano, não referiu quantos voos dos Estados Unidos estão programados para aterrar na Colômbia, nem quantos migrantes deportados transportam.
“Não posso obrigar os migrantes a permanecer num país que não os quer, mas, se esse país os enviar de volta, deve ser feito com dignidade e respeito por eles e pelo nosso país. Vamos receber os nossos cidadãos em aviões civis, sem os tratar como criminosos”, declarou Petro.
Para resolver a situação com a dignidade que considera certa, o Governo colombiano anunciou ainda o envio do avião presidencial para facilitar saída de imigrantes deportados dos EUA.
"O Governo da Colômbia, sob a liderança do presidente Gustavo Petro, disponibilizou o avião presidencial para facilitar o regresso digno dos cidadãos que deveriam chegar ao país esta manhã, em voos de deportação", informou o gabinete presidencial da Colômbia num comunicado.
Como é que Trump reagiu a esta decisão?
A decisão não foi vista com bons olhos pelos EUA e provocou a ira do presidente norte-americano, que promete retaliar com sanções após dois voos terem sido rejeitados.
Assim, Trump anunciou que irá aplicar tarifas, restrições de vistos e outras medidas de retaliação contra a Colômbia. Para o presidente norte-americano, estas medidas são necessárias porque a decisão de Gustavo Petro, “coloca em risco” a segurança nacional nos EUA.
“Estas medidas são apenas o início”, avisou Trump na rede social Truth Social, acrescentando que não permitirá que “o Governo colombiano viole as suas obrigações legais no que diz respeito à aceitação e ao regresso dos criminosos que forçaram a entrada nos Estados Unidos”.
Mas Petro reagiu e anunciou que vai avançar com reciprocidade nas taxas que Washington venha a impor, realçando que doravante Bogotá deixa de olhar para Norte.
Num texto carregado de referências históricas e culturais, publicado na rede social X, Petro afirmou que “não apertava a mão a esclavagistas brancos”, mas sim a “brancos libertários herdeiros de Lincoln e dos rapazes camponeses negros e brancos dos EUA".
“A Colômbia agora deixa de olhar para o Norte, olha para o mundo”, escreveu o presidente colombiano, antes de acrescentar: “O seu bloqueio não me assusta, porque a Colômbia, para além de ser o país da beleza, é o coração do mundo”.
Petro realçou que se Trump coloca o “fruto do trabalho humano” da Colômbia com 50% de taxas alfandegárias para entrar nos Estados Unidos, então fará o mesmo.
“Os produtos norte-americanos cujo preço subir dentro da economia nacional deverão ser substituídos por produção nacional e o Governo ajudará neste propósito”, escreveu o chefe de Estado colombiano.
É apenas a Colômbia a criticar as deportações dos EUA?
Não. Também o Brasil condenou no dia de ontem o "desrespeito pelos direitos fundamentais" de 88 brasileiros deportados pelo novo Governo dos Estados Unidos, que foram algemados durante a viagem.
Num comunicado, o Ministério da Justiça do Brasil ordenou às autoridades norte-americanas que "retirem imediatamente as algemas" quando o avião que transportava os deportados aterrou em Manaus (norte), denunciando o "flagrante desrespeito pelos direitos fundamentais" dos seus cidadãos.
O Ministério recordou que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, dizendo que Brasília não está disponível para abdicar destes valores.
Quando tomou conhecimento da situação envolvendo a deportação de brasileiros que estavam nos Estados Unidos, o presidente brasileiro, Lula da Silva, ordenou que uma aeronave da Força Aérea brasileiro fosse destacada para transportar os cidadãos até ao seu destino final.
O avião tinha como destino final a cidade de Belo Horizonte, mas teve um problema técnico e teve de pernoitar em Manaus, inicialmente prevista como escala.
"Os brasileiros que chegaram algemados foram imediatamente libertados das algemas", referiram as autoridades policiais.
O que pode mudar com esta nova política de Trump?
O novo presidente dos Estados Unidos garantiu, na sua tomada de posse, que vai expulsar “milhões e milhões” de imigrantes ilegais.
Numa análise apresentada esta semana, a organização Centro Internacional para o Desenvolvimento de Políticas Migratórias conclui que a segunda presidência de Donald Trump terá um impacto global nas políticas migratórias de todo o mundo.
As promessas de reformas rigorosas para salvaguardar as fronteiras, aumentar as deportações e acabar com programas de proteção humanitária e de regularização de migrantes irregulares “pode desviar os fluxos migratórios dos Estados Unidos para a Europa e outras regiões” e “terá impacto no debate sobre a política migratória da Europa”, refere o estudo.
*Com agências
- 20:20
- A Proteção Civil registou até às 18h00 de hoje 265 ocorrências devido ao mau tempo, sendo as zonas mais afetadas a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Aveiro, disse à Lusa fonte oficial.
-
- 20:08
-
"Simplesmente limpar" o território. Jordânia e Egito recusam proposta de Trump sobre refugiados palestinianos
A Jordânia e o Egito recusaram hoje a proposta do presidente norte-americano de deslocar a população da Faixa de Gaza para outros países árabes, para "limpar" aquele território.
-
- 20:02
-
FC Porto empata em casa com Santa Clara e fica a seis pontos da liderança
FC Porto e Santa Clara empataram hoje 1-1, na 19.ª jornada da I Liga de futebol, no quinto jogo seguido dos anfitriões sem vencer em todas as provas, que deixou os ‘dragões’ a seis pontos da liderança.
-
- 18:41
-
Lukashenko reeleito presidente da Bielorrússia com 87,60% dos votos
O presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, foi hoje releito para um sétimo mandato na antiga república soviética, com 87,60% dos votos, segundo as primeiras sondagens oficiais à boca da urna.
-
- 18:17
-
Treinador do Benfica criticou jogadores? Bruno Lage diz que áudio que circula nas redes sociais é descontextualizado
O treinador do Benfica, Bruno Lage, disse hoje que o áudio que circulou nas redes sociais após a derrota com o Casa Pia, para a I Liga de futebol, é descontextualizado, assumindo responsabilidade pelo "insucesso" recente dos 'encarnados'.
-
- 17:24
-
Mulher denuncia violação num hostel na Rua do Benformoso, em Lisboa
Uma mulher de nacionalidade portuguesa denunciou uma alegada violação hoje de madrugada num hostel da Rua do Benformoso, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP, avançando que o suspeito já foi identificado.
-
- 17:03
-
Râguebi: Sporting conquista 1.ª edição do campeonato nacional feminino sub-18
Leoas vencem primeiro campeonato nacional feminino. Finais disputados no Estádio Universitário de Lisboa.
-
- 16:28
-
Portugal vai defrontar a Alemanha nos quartos de final do Mundial de andebol
A seleção portuguesa de andebol confirmou hoje o primeiro lugar do Grupo III, ao vencer o Chile, por 46-28 na derradeira jornada da Ronda Principal, e vai defrontar a Alemanha nos quartos de final do Campeonato do Mundo.
-
- 16:18
-
Lei dos solos e a polémica das imobiliárias do secretário de Estado. O que está em causa na atuação de Hernâni Dias?
Hernâni Dias criou duas empresas que podem vir a beneficiar com a nova lei dos solos. Na altura, o decreto-lei já estava em elaboração.
-
- 15:54
-
Manteigaria abre em Madrid e há quatro dias que há filas para os pastéis de nata
A marca de pastéis de nata portugueses abriu uma pastelaria na Puerta del Sol esta semana, a 22 de janeiro.
-
- 14:08
-
A quem pertence "Yesterday"? Paul McCartney apela ao Governo britânico para proteger artistas da Inteligência Artificial
O ex-Beatle Paul McCartney apelou hoje ao Governo britânico para reforçar a proteção dos artistas contra a inteligência artificial (IA), numa altura em que o executivo considera uma reforma da lei dos direitos de autor.
-
- 10:43
-
Entre 2021 a 2024, apenas 15 juízas pediram redução de horas de serviço para amamentação
O número de juízas a pedir redução de serviço associado a licenças de amamentação é escasso, sendo 2024 o ano em que se verificou maior número de pedidos. Associação das Juízas Portuguesas considera que há "uma mudança de mentalidades".
-
- 10:33
-
Menopausa. Médica defende que mulheres devem exigir respostas dos médicos
A médica Ivone Mirpuri, especialista em medicina anti-envelhecimento, promove em abril um evento gratuito sobre menopausa com o qual pretende educar as utentes e assim levar os médicos a “evoluírem e mudarem”.
-
- 10:00
-
"Como É Que É Ser Um Morcego". O que é a consciência e como se encaixa com o mundo natural
Em "Como É que É Ser um Morcego", Thomas Nagel argumenta que a subjetividade essencial da experiência consciente — tal como essa subjetividade é para a criatura que a vive — não é possível de analisar em termos físicos: afinal, como é que poderemos oferecer uma descrição física de uma experiência su
-
- 09:45
-
O novo líder da Síria recusou dar um passou-bem à ministra alemã dos Negócios Estrangeiros. Achamos mesmo que vai ficar tudo bem?
Um simples gesto de Ahmed al-Sharaa diz tudo sobre como vai ser na Síria. A justificação de que é outra cultura não justifica nada.
-
- 09:38
-
Só sopa de legumes ao jantar? Hábito de muitos idosos pode não ser o melhor
Um jantar leve como sopa de legumes é hábito entre pessoas idosas, mas não oferece os nutrientes necessários para manter e recuperar a massa muscular que tende a diminuir com o envelhecimento do corpo, disse o nutricionista Diogo Catita.
-
- 09:32
-
CIA diz ser "mais provável" que Covid-19 tenha tido origem em laboratório chinês do que em causas naturais
A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos considera "mais provável" que a pandemia tenha tido origem numa fuga de um laboratório chinês do que em causas naturais, embora tenha "pouca confiança" nesta conclusão.
-