Monóxido de carbono, um gás sem cheiro. Quais os sintomas de intoxicação e como prevenir?

Alexandra Antunes
Alexandra Antunes

No dia de hoje, foi noticiado que um casal e os dois filhos menores morreram na casa onde residiam, em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, alegadamente por inalação de monóxido de carbono.

Já a 28 de dezembro, oito pessoas foram hospitalizadas por intoxicação de monóxido de carbono na sequência de uma fuga de gás numa habitação na Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga.

Que gás tóxico é este?

O monóxido de carbono é produzido na queima incompleta de combustíveis fósseis e outros materiais ricos em carbono, como é o caso do gás, gasolina, gasóleo, carvão, madeira, entre outros.

É um gás que não tem cor nem odor, o que dificulta a sua identificação.

O inverno é uma altura em que surgem mais alertas, devido à utilização de lareiras, salamandras e braseiras em casa. Contudo, a má instalação e/ou utilização de fogões ou esquentadores também pode potenciar a concentração deste gás no ar.

O que acontece quando é inalado?

O monóxido de carbono mistura-se no ar em espaços fechados e a sua inalação tem efeitos nocivos — e mesmo fatais.

Segundo informação disponibilizada pelo Hospital da Luz, há sintomas a que as pessoas devem estar atentas: cansaço e sonolência, tonturas, dor de cabeça, dificuldade de concentração e dificuldade de coodenação de movimentos.

Em locais com maior acumulação deste gás, estes sintomas podem ser acrescidos de sensação de confusão, náuseas e vómitos e desmaio.

"Se a exposição continuar, desencadeiam-se convulsões, diminuição da frequência cardíaca e respiratória, diminuição da pressão arterial e eventualmente morte se a pessoa não for socorrida", é explicado.

Como despistar se está em causa uma intoxicação?

O truque é simples: ao sair da divisão onde começaram os sintomas estes podem acalmar devido à diminuição da concentração do monóxido de carbono.

O que fazer caso se suspeite que há monóxido de carbono no ar?

Em primeiro lugar, deve abrir as portas e janelas para arejar o local afetado. A fonte de emissão — ou todos os equipamentos que possam ser a fonte — deve ser desligada/apagada.

De seguida, deve sair do local e ajudar quem não consegue sair sozinho.

Em caso de emergência, ligar para o 112. Porém, se a exposição tiver sido curta, estar ao ar fresco deve eliminar os sintomas.

Como prevenir?

Neste caso, a prevenção passa por uma boa instalação, utilização e manutenção de meios de combustão em casa. Além disso, é essencial assegurar uma boa ventilação dos espaços, mesmo no inverno.

Já existem também dispositivos domésticos de deteção de monóxido de carbono para usar nas várias divisões onde são utilizados equipamentos que funcionam a combustível. Estes aparelhos mostram os níveis deste gás e emitem alerta em caso de necessidade, habitualmente através de um sinal sonoro ou luminoso.

Jornais do dia

  • Público

    Público

    21 Janeiro 2025
  • Jornal de Negócios

    Jornal de Negócios

    21 Janeiro 2025
  • O Jogo

    O Jogo

    21 Janeiro 2025
  • Jornal de Notícias

    Jornal de Notícias

    21 Janeiro 2025
  • Diário de Notícias

    Diário de Notícias

    21 Janeiro 2025
  • Time Out | Lisboa

    Time Out | Lisboa

    1 Outubro 2024
mookie1 gd1.mookie1