Quanto vai custar a Jornada Mundial da Juventude? Para já, só Deus sabe
Falta sensivelmente um ano para acontecer, mas já começou a gerar polémica. A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023) será um evento que, pela sua dimensão e significância — trata-se em simultâneo de uma peregrinação e de uma festa da juventude, que contará com a presença do Papa Francisco e no qual são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo — vai precisar de largo financiamento.
É quando se fala de dinheiro que começa a controvérsia. A Câmara Municipal de Lisboa fez saber que dispõe de 21 milhões de euros aprovados para o evento e está disponível para investir “até um total de 35 milhões de euros”.
Esse compromisso foi comunicado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas (PSD), numa missiva enviada ao primeiro-ministro, António Costa (PS), em que refere a base daquilo que iria ser assumido pela autarquia para garantir a realização do evento e a estimativa dos custos suportados pelo município. “A CML assumiu as suas responsabilidades. Continuamos à espera de resposta do Governo que, até ao momento, ainda não assumiu as suas”, expôs a autarquia.
Ocorrendo na zona oriental do Parque das Nações, em Lisboa, a JMJLisboa2023 vai ocupar também parte de território do concelho de Loures, liderado por Ricardo Leão (PS). Por isso mesmo, ambos os municípios têm responsabilidades em deixar o local preparado; contudo, frisam que a organização do evento em si não lhes cabe nem a um nem a outro. Procurando evitar que um potencial braço-de-ferro entre o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa se arrastasse, Marcelo Rebelo de Sousa agendou um encontro para esta quinta-feira com os organizadores.
Um dia antes, porém, foi anunciado que as duas partes já tinham chegado a um acordo, com o gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a garantir que o executivo "assume os encargos financeiros" cuja responsabilidade tinha sido "aceite" pelo executivo anterior da autarquia (no tempo de Fernando Medina) e que agora foi rejeitado por "indisponibilidade financeira" demonstrada pelo executivo de Carlos Moedas.
Por outras palavras, acordou-se uma espécie de paz podre, como os desenvolvimentos de hoje vieram a dar conta. Junto às margens do rio Trancão, entre Lisboa e Loures. Ricardo Leão, Carlos Moedas, Marcelo Rebelo de Sousa e Ana Catarina Mendes deixaram-se fotografar, mas continuamos sem saber quanto dinheiro o Governo vai investir.
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares recusou prestar quaisquer declarações quando questionada pelos jornalistas, inclusive sobre duas questões: quanto custa e quem paga o quê. Ao invés, tanto Carlos Moedas como Ricardo Leão falaram com os jornalistas, apenas para garantir que o acordo “está fechado” e a assinatura está prevista para “muito brevemente”, com uma apresentação pública para revelar o que “cada um disponibiliza”, disse o munícipe de Loures, que revelou ainda que o investimento do seu concelho “ronda os quatro a cinco milhões, seis milhões, mais os 11 milhões para o passadiço”.
De resto, os jornalistas insistiram na questão sobre o custo total estimado para a realização do evento, mas os autarcas também não responderam. O total, esse, continua no segredo d(os) Deus(es).
- 22:41
- Pode não ter reparado, mas o dia 29 de junho foi o mais curto deste ano. A terra levou menos 1,59 milissegundos das 24 horas que precisa para completar a sua rotação.
-
- 20:38
-
Jornada Mundial da Juventude Lisboa: Governo não revela valor do investimento, autarcas falam em dezenas de milhões
O Governo recusou hoje falar sobre o valor total estimado para a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), enquanto os municípios de Lisboa e Loures assumiram investimentos que, em conjunto, somam dezenas de milhões de euros.
-
- 20:27
-
Racionamento de produtos? Auchan diz que houve "aumento significativo da venda de gelo", mas afasta - para já - racionamento
A Auchan Retail Portugal confirmou à Lusa que houve um "aumento significativo da venda de gelo" este ano e que o seu fornecedor manifesta "alguma dificuldade" de produção e entrega, mas afasta para já medidas de racionamento.
-
- 19:09
-
Justiça norte-americana acusa quatro polícias pela morte de Breonna Taylor, um crime que se tornou um símbolo do movimento Black Lives Matter
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou, esta quinta-feira, acusações contra quatro polícias pela morte a tiro, em 2020, da afro-americana Breonna Taylor no seu apartamento em Louisville, que depois disso se tornou um símbolo do movimento Black Lives Matter.
-
- 17:52
-
Aviões chineses violaram zona de defesa aérea de Taiwan
Os aviões de guerra chineses foram detetados em incursões breves no espaço aéreo pelos sistemas de defesa antiaérea do Taiwan.
-
- 17:32
-
Governo vai pagar aos membros que estiveram nas mesas de voto de Lisboa e Porto nas eleições legislativas - que aconteceram há sete meses
O Ministério da Administração Interna anunciou hoje que vai transferir na próxima semana para os municípios de Lisboa e Porto o pagamento aos membros das mesas de voto que trabalharam nas eleições legislativas de 30 de janeiro passado.
-
- 16:07
-
Marcelo Rebelo de Sousa promulga novo regime jurídico para estrangeiros em Portugal
Presidente da República promulgou hoje o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, esperando que "algumas inexatidões formais possam vir a ser acauteladas oportunamente".
-
- 14:55
-
Menor apresenta queixa por abusos sexuais em festival na Zambujeira do Mar
O caso terá acontecido no parque de campismo do festival MEO Sudoeste, a decorrer na Zambujeira do Mar, e está a ser investigado pelas autoridades.
-
- 14:20
-
Mísseis chineses terão caído na zona económica exclusiva do Japão
O ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, declarou, em Tóquio, que vários dos mísseis balísticos disparados hoje pela China terão caído pela primeira vez na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Japão.
-
- 13:56
-
Afeganistão: Talibãs afirmam desconhecer presença de al-Zawahiri em Cabul
Os talibãs anunciaram hoje que vão investigar a reivindicação norte-americana da morte do líder da Al Qaida, Ayman al-Zawahiri, que os Estados Unidos anunciaram ter abatido domingo com um míssil disparado a partir de um ‘drone’ em Cabul.
-
- 12:58
-
Treinador do PSG confirma contratação de Renato Sanches
O médio internacional português mantém-se em França. Troca o Lille pelo atual campeão francês.
-
- 12:32
-
Foi fundada por Usain Bolt, eclipsou-se e deixou várias cidades penduradas — mas não é a Bolt que anda por cá
A Bolt Mobility, uma startup de mobilidade fundada por Usain Bolt, mais conhecido por bater recordes de velocidade nos Jogos Olímpicos, deixou de operar subitamente em oito cidades norte-americanas, deixando as autarquias sem saber o que fazer com o mobiliário de bicicletas e trotinetes da empresa.
-
- 10:55
-
Está publicado o Estatuto do Serviço Nacional de Saúde. Afinal, o que muda?
O estatuto do Serviço Nacional de Saúde foi promulgado na passada segunda-feira apesar das dúvidas que levantou ao Presidente da República. Saiba o que prevê a lei, hoje publicada em Diário da República.
-