PSD by Montenegro
“Acho que Luís Montenegro primeiro surpreendeu. Na política, o efeito surpresa é bom”. A frase é de Luís Marques Mendes, proferida pouco depois de serem conhecidos os nomes escolhidos por Luís Montenegro para para os órgãos nacionais do partido. Esta “é uma boa equipa”, acrescentou.
De quem estamos, afinal, a falar? Referindo apenas alguns (veja aqui com mais detalhe):
- Paulo Rangel será o primeiro vice-presidente;
- O ex-candidato Miguel Pinto Luz ocupará outra vice-presidência;
- Os restantes ‘vices’ serão a ex-líder da JSD Margarida Balseiro Lopes, o antigo secretário de Estado António Leitão Amaro, o líder da distrital de Braga Paulo Cunha e a militante e advogada Inês Ramalho.
- Carlos Moedas terá o primeiro lugar ao Conselho Nacional do PSD, seguindo-se antiga ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque;
- O antigo líder parlamentar Hugo Soares foi escolhido para o lugar de secretário-geral;
- Pedro Duarte vai coordenar o Conselho Estratégico Nacional (CEN);
- O ex-presidente da AICEP, Pedro Reis, vai coordenar o ‘Movimento Acreditar’, que vai preparar o programa eleitoral do partido;
- Para liderar a Academia de Formação, Luís Montenegro anunciou o antigo eurodeputado Carlos Coelho.
E Jorge Moreira da Silva? Foi convidado, mas recusou: "Apesar deste gesto de simpatia e de generosidade, eu entendi que no melhor interesse do partido, era preferível não integrar as listas porque eu gosto de coisas claras e essa integração não daria um bom contributo ao partido e colocaria em dúvida a integridade dos projetos e das ideias”, disse. No entanto, garante, também não fará oposição interna.
E que PSD quer Montenegro para o país? As linhas gerais foram traçadas na primeira noite do congresso:
- Assumindo que “não são os eleitores que estão errados, somos nós que não conseguimos convencer”, Montenegro acredita que o caminho passará por romper "com qualquer tentativa de confusão com o PS".
Depois, o partido tem de se modernizar e “estabelecer uma relação de maior afinidade com as pessoas”. Nesse sentido, o novo líder assume-se como a "locomotiva dessa relação direta com as populações e os territórios". E promete: "a partir de setembro passarei todos os meses uma semana num distrito de Portugal";
- O PSD só tem chances de vitória se estiver unido, defende: "A população portuguesa só voltará a confiar no PSD se mostrarmos que, apesar das nossas diferenças, somos capazes de ter a casa em ordem e sermos fiáveis”, apontou.
Montenegro quer ainda criar uma academia de formação, remodelar o atual Conselho Estratégico Nacional (CEN) criado por Rio em articulação com o gabinete de estudos e o Instituto Sá Carneiro e lançar o ‘Movimento Acreditar’, para preparar o programa do partido para as legislativas de 2026.
- Sobre o aeroporto de Lisboa, tema que dominou a atualidade nos últimos dias — O primeiro-ministro determinou a revogação do despacho que apontava os concelhos do Montijo e Alcochete como localizações para a nova solução aeroportuária da região de Lisboa, desautorizando o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que havia apresentado esta proposta um dia antes —, Montenegro garantiu que "transmitirá "pessoalmente e em primeiro lugar ao primeiro-ministro a opinião do PSD sobre este assunto", mas adianta que não aceita "qualquer chantagem psicológica, política ou institucional nem sobre o timing nem sobre o conteúdo da decisão". (Quem não foi apanhado de surpresa neste tema foi Carlos Moedas, que já estava a par da solução de Pedro Nuno Santos para o aeroporto, dada a conhecer numa "conversa informal" entre os dois, soube-se hoje).
O congresso continua este domingo e não se sabe ainda se Pedro Passos Coelho marcará presença. Uma coisa é certa, o ex-líder não ficou esquecido, tendo sido ovacionado esta tarde depois do militante Carlos Reis ter defendido que o PSD se deve orgulhar do seu legado.
“Um dos principais erros do PSD dos últimos quatro anos foi ter tido timidez na defesa do seu legado. Pedro Passos Coelho merece de Portugal finalmente o seu reconhecimento”, defendeu.
O militante do PSD de Lisboa, quis “dar uma palavra de justiça” ao ex-primeiro-ministro, que “merece do país um ato de gratidão, um ato de reconhecimento”. E o congresso aplaudiu de pé.
- 23:12
- A autoridade da Palestina entregou aos Estados Unidos, para perícia, a bala que matou a jornalista palestino-americana Shireen Abu Akleh em maio, disse hoje o procurador-geral palestiniano à agência AFP.
-
- 23:11
-
Jogos do Mediterrâneo: Tripla de ouro no atletismo feliz com as conquistas
Os portugueses Cátia Azevedo (400 metros), João Coelho (400 metros) e Leandro Ramos (lançamento do dardo) mostraram-se hoje felizes pela conquista de medalhas de ouro nos Jogos do Mediterrâneo Oran2022.
-
- 22:21
-
"É um não problema". Marcelo parte para São Paulo ainda sem comunicação por escrito de Bolsonaro a cancelar almoço
O chefe de Estado português afirmou hoje, antes de partir do Rio de Janeiro para São Paulo, que continua sem receber nenhuma "comunicação por escrito" do Presidente do Brasil a cancelar o almoço de segunda-feira em Brasília.
-
- 22:13
-
Quase 300 operacionais continuam a combater fogo na Guarda
O incêndio que deflagrou às 12:21 no concelho da Guarda continua ativo, com quase 300 operacionais a combater as chamas, afirmou à agência Lusa fonte da Proteção Civil, referindo que não há registo de feridos.
-
- 20:22
-
"Não fiquei surpreendido". Moedas sabia da solução de Pedro Nuno Santos para o aeroporto
Carlos Moedas e o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tiveram uma "conversa informal" sobre os planos para o aeroporto.
-
- 19:30
-
“Nós estamos a ser provocados". Lukashenko acusa Kiev de disparar mísseis contra a Bielorrússia
O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, afirmou hoje que o seu exército intercetou mísseis disparados da Ucrânia que se dirigiam contra a Bielorrússia.
-
- 18:45
-
Rangel, Moedas e Pinto Luz. Saiba quais são os nomes escolhidos por Montenegro
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai liderar a lista da nova direção ao Conselho Nacional do PSD, que integra ainda a ex-ministra Maria Luís Albuquerque, anunciou hoje o presidente eleito, Luís Montenegro. Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz serão vices.
-
- 17:23
-
"Como num campo de concentração". Mais de 10.000 residentes de Mariupol estão presos em Donetsk
A Câmara Municipal de Mariupol, na Ucrânia, denunciou hoje que há mais de dez mil residentes daquela cidade tomada pelas forças russas que estão presos na autoproclamada República Popular de Donetsk.
-
- 17:17
-
ANA aumenta para 65 previsão de voos cancelados hoje no aeroporto de Lisboa
A ANA - Aeroportos de Portugal aumentou de 32 para 65 a previsão de voos cancelados durante o dia de hoje com destino e origem no aeroporto de Lisboa, devido a constrangimentos em vários aeroportos europeus.
-
- 16:24
-
Nélson Veríssimo anunciado como técnico da equipa de futebol do Estoril Praia
O treinador Nélson Veríssimo, que orientou o Benfica na época passada, foi hoje oficializado como novo técnico da equipa de futebol do Estoril Praia, um dia após se ter confirmado a saída de Bruno Pinheiro.
-
- 16:19
-
Quando vai ser o “momento iPhone” da web3?
A Web3 é o tema de fundo conferência "The New Creator Economy" que o The Next Big Idea organiza em parceria com o Festival Elétrico.
-
- 15:25
-
Não há Bolsonaro, mas há praia. Marcelo nada em Copacabana e afirma que "no Brasil nunca há problemas"
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nadou hoje e passeou no areal da praia Copacabana, no Rio de Janeiro, descontraído, e afirmou que "no Brasil nunca há problemas".
-
- 11:10
-
Nesta série não há quem (sobre)viva
Mais uma semana, mais um episódio do podcast Acho Que Vais Gostar Disto!
-
- 10:06
-
Ucrânia estima que pelo menos 344 crianças tenham sido mortas desde o início da guerra. Donetsk é a região mais afetada
As autoridades ucranianas estimaram hoje que pelo menos 344 crianças foram mortas desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, havendo ainda a contabilizar 640 menores com ferimentos.
-
- 09:21
-
A maldição das transferências acima de 100 milhões de euros. Só três nomes se salvam
Das 12 transferências no mundo do futebol que excederam os 100 milhões de euros, a grande maioria dos jogadores falhou em cumprir as expectativas do grande investimento feito pelos clubes. Esta é a lista, com as devidas estatísticas.
-
- 09:02
-
EUA: Dos 50 estados, o aborto já foi banido ou restringido em 21 após revogação federal pelo Supremo
O aborto foi já proibido ou restringido severamente em 21 estados norte-americanos, após o Supremo Tribunal ter revogado o direito constitucional a este procedimento médico, decisão que abriu 'batalhas' judiciais em todo o país.
-