O passaporte da “retoma da normalidade”
Na véspera de se cumprirem 365 dias desde que a Covid-19 veio a afetar profundamente as nossas vidas, o que marcou o dia foi a perspetiva de futuro, com a ministra da Saúde a revelar o que crê serem os próximos passos da nossa vida durante a pandemia.
A ministra da Saúde, Marta Temido admitiu hoje uma “retoma da normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus, “nas melhores condições possíveis”, com a criação do passaporte de vacinação. As declarações foram proferidas depois da reunião remota com os ministros da Saúde dos 27 Estados-membros da União Europeia, à qual presidiu no âmbito da Presidência Portuguesa da UE,.
Antes já, a Comissão Europeia tinha anunciado que irá apresentar, ainda este mês, uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens dos cidadãos europeus em altura de pandemia de covid-19. António Costa, de resto, já o tinha admitido na semana passada, surgindo agora a confirmação.
A ideia pressupõe que, pelo menos para quem já foi vacinado, seja possível viajar livremente pela União Europeia desde que tenha uma aplicação no seu telemóvel com o dito passaporte, numa tentativa do executivo europeu de revitalizar o duramente atacado setor do turismo e das viagens. O documento provará que o detentor do passaporte já tem imunidade, por ter sido vacinado, ou realizou um teste com resultado negativo.
A medida já vinha sendo alvo de discussão no seio da União Europeia há algumas semanas, dividindo os países entre aqueles que, fortemente dependentes do turismo, apoiam a sua criação por facilitar a entrada de viajantes, e aqueles que lhe torceram o nariz. O Presidente da Sérvia, por exemplo, considerou há dias a ideia “vergonhosa”, prevendo que a sua implementação possa provocar uma corrida à vacina por parte de pessoas que neste momento não sejam consideradas prioritárias.
Em causa estão vários problemas que têm sido adiantados quanto à criação destes passaportes, desde questões de privacidade devido ao tratamento de dados pessoais até à sua própria natureza exclusionária para quem não possua um smartphone ou para quem seja proveniente de um país onde o ritmo de vacinas seja inferior. Em adição a estas questões, encontra-se ainda em estudo a questão de se pessoas vacinadas podem ainda assim transmitir a doença mesmo sem sentir os seus sintomas.
Para além disso, é preciso ainda considerar os problemas com que a União Europeia se tem deparado quanto à sua própria burocracia no que toca ao combate à pandemia. O exemplo mais notório foi a forma como negociou as vacinas com os laboratórios, não conseguindo garantir as doses certas, motivando assim atrasos no processo de vacinação nos estados-membro.
É por estas razões que, neste momento, o executivo europeu se encontra a correr contra o prejuízo e a direcionar esforços para acelerar a produção — e também o que já motivou a presidente da Comissão Europeia a alertar contra as “expetativas demasiado altas muito cedo” quanto ao passaporte.
Dados todos os desafios com que nos deparamos ainda — e estando a questão do passaporte numa fase tão preliminar que ainda é difícil prever os seus reais efeitos —, o mais prudente é encarar anúncios da "retoma à normalidade" com uma saudável dose de cepticismo. O que o ano passado nos ensinou é que sempre que se previa o "novo normal", este veio a ser desabado com novos problemas.
- 21:00
- O Benfica venceu hoje o Rio Ave por 2-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Lisboa, regressando aos triunfos no campeonato.
-
- 19:35
-
NBA: "LaMelo, não se goza com o Mike!"
Mais uma semana de NBA, mais um episódio do Bola ao Ar, o podcast da MadreMedia sobre a melhor liga de basquetebol do mundo. Giannis Antetokounmpo, LaMelo Ball e Neemias Queta são alguns dos jogadores em destaque na conversa desta semana entre João Dinis e Ricardo Brito Reis.
-
- 19:33
-
Covid-19: Autoridades detiveram 31 pessoas por crime de desobediência na segunda quinzena de fevereiro
Ministério da Administração Interna fez o balanço das ações de fiscalização da GNR e da PSP no âmbito das medidas de combate à Covid-19 entre os dias 15 e 28 de fevereiro. Foram detidas 31 pessoas por crime de desobediência, 11 das quais por violação da obrigação de confinamento obrigatório.
-
- 19:22
-
Covid-19: Única dose de vacinas Pfizer ou AstraZeneca reduz hospitalização nos mais idosos
Uma única dose das vacinas Pfizer ou AstraZeneca reduziu em mais de 80% as probabilidades de pessoas com mais de 80 anos serem hospitalizadas com covid-19, concluiu um estudo das autoridades de saúde britânicas divulgado hoje.
-
- 18:48
-
Lisboa terá sistema de videovigilância com 216 câmaras
O Governo autorizou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância no município de Lisboa, visando a “segurança de pessoas e bens e prevenção da prática de crimes em locais com risco da sua ocorrência”.
-
- 18:14
-
Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais
O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual".
-
- 15:49
-
Iceberg do tamanho de Londres desprende-se da Antártida
Um ‘iceberg’ com cerca de 1.270 quilómetros quadrados, aproximadamente o tamanho da área metropolitana de Londres, está a desprender-se da Antártida, quase dez anos após os cientistas detetarem as primeiras fendas na massa de gelo.
-
- 15:30
-
Covid-19: Apenas três municípios permanecem em risco extremo. Veja aqui o seu
Portugal tem hoje apenas três concelhos em risco extremo de infeção e 14 em risco elevado, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.
-
- 15:08
-
Covid-19: Marta Temido diz que certificado de vacinação prevê "retoma da normalidade"
A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje que o certificado de vacinação, cuja proposta deverá ser apresentada este mês pela Comissão Europeia, permitirá “retomar a normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus “nas melhores condições possíveis”.
-
- 14:02
-
Covid-19: Portugal com o número mais baixo de novas infeções desde setembro. Mais 394 novos casos e 34 óbitos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o boletim epidemiológico relativo às últimas 24 horas.
-
- 13:26
-
França. Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção
O ex-Presidente francês foi condenado a três anos de prisão, dois deles em pena suspensa, depois do tribunal de Paris ter considerado ter existido um "pacto de corrupção" entre Nicolas Sarkozy, o seu advogado, Thierry Herzog, e o ex-magistrado Gilbert Azibert, condenados à mesma sentença.
-
- 12:39
-
Intervalo entre doses da Pfizer passa de 21 para 28 dias. Medida permite vacinação de mais 100 mil pessoas até final de março
O Governo tomou a decisão de alterar a norma para a vacina da Pfizer, passando a haver um intervalo de 28 dias entre a toma da primeira e da segunda dose. Medida permitirá vacinar mais 100 mil pessoas até ao final de março, sublinham as autoridades de saúde. Foram até dia 28 de fevereiro administrad
-
- 11:42
-
"Barçagate". Polícia catalã faz buscas no Barcelona e detém ex-presidente Bartomeu
A polícia catalã está hoje a efetuar buscas nos escritórios do FC Barcelona, por suspeitas de corrupção, e efetuou três detenções, entre as quais do antigo presidente do clube espanhol Josep María Bartomeu, confirmaram à EFE fontes judiciais.
-
- 11:35
-
Covid-19: Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados
A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.
-
- 07:43
-
Diga adeus ao A+, A++ e A+++. A partir de hoje há novas etiquetas nas lojas
O regresso às etiquetas energéticas com escala entre A e G, sem classes A+, A++ e A+++, entra hoje em vigor nas lojas, físicas e online, para máquinas de lavar louça e roupa, aparelhos de refrigeração e televisores.
-
- 06:28
-
Marta Temido assume responsabilidades pelo Natal, mas é cedo para explicar subida de casos
A ministra da Saúde assume todas as responsabilidades pelas decisões que no Natal possam ter sido tomadas incorretamente, mas diz que não consegue ainda ter uma perceção exata do que levou ao aumento dos casos em janeiro.
-
- 06:21
-
Marta Temido e Graça Freitas receberam "tantas farpas e varapaus" que decidiram não aparecer juntas
A ministra da Saúde explicou que deixou de aparecer ao lado da diretora-geral da Saúde porque receberam “tantas farpas e varapaus” por estarem sempre juntas que decidiram comunicar separadamente para “não cansar mais os portugueses”.
-
- 23:55
-
Trump sugere que pode voltar a candidatar-se à Casa Branca e afirma que não pretende criar novo partido
Donald Trump realizou este domingo o primeiro discurso político desde que abandonou a Casa Branca. Sem negar uma possível candidatura às eleições presidenciais em 2024, o ex-Presidente voltou a questionar a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 3 de novembro.
-