Planear um desconfinamento
Um, dois, três, doze. O próximo estado de emergência será o décimo segundo desde o início do combate à pandemia. E, com a melhoria registada em vários indicadores relativos à covid-19, tais como a redução de número de casos confirmados, mortes e doentes internados nos hospitais, a discussão promovida por Marcelo Rebelo de Sousa diante os partidos com assento parlamentar envolveu um tópico comum: a necessidade de preparar um plano para começar a desconfinar.
Não foi o único, mas Rui Rio, depois de reunir por videoconferência com o Chefe de Estado, foi um dos mais peremptórios e vocais quanto a essa necessidade. "Para fazer um plano, hoje já é tarde", alertou na sede do partido, em Lisboa. Porém, o líder social-democrata salientou que a exigência do PSD não é saber "o dia, mês ou semana" para começar o início do desconfinamento, mas sim quais os critérios. No fundo, Rio quer saber qual é o número de infeções, de internados em enfermaria e cuidados intensivos e o índice de transmissão que os peritos consideram viável para colocar o plano (que diz ainda não existir) em marcha.
É que, na sua opinião, o Governo já dispõe de informação suficiente para o fazer. E, se não o faz, só pode ser por um motivo: "incapacidade". "Posso-me deitar a adivinhar e direi que é por incapacidade, se eu fosse primeiro-ministro não concebia estar numa situação destas e não ter objetivos definidos e não saber para onde estou a caminhar", afirmou.
A resposta do PS não se fez esperar. "É preciso evitar que pressões conduzam a precipitações", avisou José Luís Carneiro, o número do dois do PS, e o último a ser ouvido pelo presidente da República. (O chefe de Estado ouviu hoje por videoconferência, o BE, PSD e PS, um dia depois das audiências com a IL, Chega, PEV, PAN, CDS-PP e PCP.)
"A evolução dos indicadores da pandemia é positiva, mas continua a exigir cuidados redobrados. Os indicadores de contágio baixaram, o índice de transmissibilidade está no nível mais baixo desde o arranque da pandemia e, por outro lado, a vacinação está a decorrer de acordo com as metas previstas, mantendo-se a expectativa de até ao fim de setembro haver 70% da população imunizada", apontou.
Mas quer dizer que afinal há plano? José Luís Carneiro diz que sim e deu conta de que o Governo está a preparar com autoridades de saúde o dito, tendo em conta "os indicadores, procurando verificar se eles se consolidam e extraindo conclusões tão sólidas quanto possíveis para decidir sem precipitações".
Ora, não muito depois do número dois socialista explicar o intento do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa publicava no site da presidência o decreto de renovação do estado de emergência. A principal razão para o mesmo já é sobejamente conhecida: permitir ao Governo "continuar a tomar as medidas mais adequadas para combater esta fase da pandemia".
Todavia, o presidente da República deixou uns pedidos/apelos ao Governo. Um, passa para que o futuro desconfinamento seja "planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido". Outro, que aprove "as indispensáveis medidas de apoio" às famílias e empresas, incluindo moratórias e apoios a fundo perdido. O projeto de lei que vai para discussão no parlamento será votado tarde da próxima quinta-feira. Uma coisa já se sabe: vai ter aprovação assegurada, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN e a renovação terá efeitos no período entre 2 e 16 de março.
- 19:46
- O Tottenham, treinado por José Mourinho, carimbou hoje a passagem aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, ao vencer os austríacos do Wolfsberger (4-0), no encontro da segunda mão, em que futebolista inglês Dele Alli foi preponderante.
-
- 19:41
-
"Houve uma tentação brutal de esconder a situação nas escolas". Fenprof avança com pedido de intimação contra Marta Temido e Graça Freitas
A Fenprof vem juntar-se ao grupo de mais de 100 personalidades, entre cientistas e médicos, pais e professores, que ontem assinou uma carta aberta a António Costa e ao presidente da República a pedir a reabertura urgente das escolas. Mas exige ao governo um plano que garanta a segurança de professor
-
- 19:14
-
Concursos de 2021 de apoio ao cinema e audiovisual abriram esta quarta-feira com 22,2 milhões de euros
Os concursos de 2021 de apoio ao cinema e audiovisual abriram hoje, com 22,2 milhões de euros e um reforço de verbas para escrita e desenvolvimento de projetos e primeiras obras, foi hoje anunciado.
-
- 18:45
-
Covid-19: Vacina cubana entra na fase final de testes na próxima semana
Uma vacina experimental cubana contra a covid-19 vai entrar na próxima semana na fase final de ensaios clínicos, que testa a sua eficácia e segurança num número alargado de voluntários, foi hoje anunciado.
-
- 18:01
-
Autárquicas: Rio mantém proposta de adiar eleições, mas quer listas entregues na mesma data. PAN propõe que eleitores em confinamento possam votar na véspera
O presidente do PSD, Rui Rio, afirmou hoje que mantém a proposta de adiar as eleições autárquicas por dois meses, mas manifestou vontade de alterar a iniciativa para clarificar que a entrega das listas se mantém na mesma data.
-
- 17:39
-
Ou decides tu, ou decidimos por ti. A nova legislação que colocou o Google e o Facebook contra a Austrália
Mais um episódio na luta entre publishers e as grandes tecnológicas. Desta vez, uma nova proposta de lei na Austrália levou o Google e o Facebook a limitarem o acesso às suas plataformas no país.
-
- 16:33
-
Jorge Jesus: "Não vou sair por pé nenhum, porque eu não me sinto responsável por esta crise"
O treinador Jorge Jesus recusou hoje ser o responsável pela “crise” do futebol do Benfica e garantiu que vai continuar no clube lisboeta, apesar de não estar totalmente feliz devido às críticas de que tem sido alvo.
-
- 16:05
-
Supremo condena homem a pagar 60 mil euros a ex-companheira por trabalho doméstico
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação de um homem ao pagamento de mais de 60 mil euros à ex-companheira pelo trabalho doméstico que esta desenvolveu ao longo de quase 30 anos de união de facto.
-
- 15:09
-
Vacina unidose da Johnson & Johnson considerada eficaz pelos EUA
A vacina de dose única da Johnson & Johnson contra a covid-19 foi considerada eficaz pela Agência Americana dos Medicamentos, segundo documentos divulgados dois dias antes da reunião do comité consultivo para examinar a utilização de emergência nos EUA.
-
- 14:44
-
Caso do jovem assassinado no Algarve. Se pudesse "voltar atrás", Mariana teria feito "muitas coisas de forma diferente"
Mariana, uma das mulheres acusadas da morte de Diogo Gonçalves, de 21 anos, em março de 2020, no Algarve, negou hoje em tribunal o envolvimento no homicídio, atribuindo a autoria do crime à outra arguida, sua ex-companheira.
-
- 14:16
-
Covid-19: Mais 50 óbitos e 1.480 novos casos. Número de doentes internados volta a ser inferior a 3 mil
Portugal registou hoje 50 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.480 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
-
- 13:11
-
Efacec: Santos Silva vê concurso anulado na Noruega "com muita preocupação"
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) vê a anulação de um concurso ganho pela Efacec na Noruega "com muita preocupação", estando atualmente à espera de esclarecimentos do Governo de Oslo, disse hoje fonte oficial à Lusa.
-
- 13:04
-
Portugal formaliza apoio a recandidatura de Guterres
O Governo português formalizou hoje a recandidatura de António Guterres para um segundo mandato de cinco anos como secretário-geral da ONU.
-
- 11:58
-
PSP de Viseu identificou jovem que divulgou alegada violação no Instagram. Autoridades não acreditam na veracidade das declarações
A PSP de Viseu identificou um jovem que assumiu, em direto na rede social Instagram, ter violado uma rapariga, mas “tudo leva a crer” que ele estivesse a fantasiar, disse hoje à agência Lusa o comandante Vítor Rodrigues.
-
- 09:09
-
Combater a pobreza infantil e acolher em família: quando o foco está na desinstitucionalização e na transição para uma vida independente
O acolhimento de crianças e jovens está hoje perante desafios acrescidos que obrigam a uma maior atenção e cuidado ao princípio da “desinstitucionalização”. Isto implica uma mudança nos modos de agir que passa a enfatizar mais os direitos da criança, nomeadamente o seu direito a crescer numa família
-
- 08:40
-
Tiger Woods submetido a uma cirurgia "longa" devido a múltiplas lesões na perna
O golfista norte-americano Tiger Woods, que sofreu na terça-feira um acidente de viação perto de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi submetido a uma "longa" cirurgia devido a lesões no pé, tornozelo e tíbia da perna direita.
-
- 07:29
-
Covid-19: Portugal vai adiar em sete dias a segunda dose da vacina, avança o Público
A decisão está nas mãos da DGS, da task-force e do Infarmed, mas terá primeiro que ser validada politicamente. Adiamento será para sete dias, uma semana, menos do que recomendou no mês passado a Comissão Técnica de Vacinação.
-