Precisamos de reencontrar a arte. E de promover a arte do reencontro
É só no dia 9 do próximo mês que se sabe quem serão os derradeiros premiados da sétima arte para o ano de 2019, quando os Óscares voltarem às televisões de todo o mundo.
Hoje, porém, foi dado um passo definitivo no caminho rumo à atribuição das estatuetas mais desejadas de toda a cinematografia, já que a Academia divulgou hoje os seus nomeados. Sem surpresas, “Joker” lidera o grupo, mas “O Irlandês”, “1917” e “Era uma vez... em Hollywood” seguem bem próximo no número de nomeações.
Dado o gabarito dos concorrentes deste ano — de Joaquin Phoenix a Antonio Banderas, de Scarlett Johansson a Laura Dern, e de Martin Scorsese a Quentin Tarantino — é difícil fazer previsões e a futurologia está só ao alcance de alguns predestinados. Este humilde escriba gostava que “Parasitas” ganhasse mais que o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro ao qual está quase de certeza condenado, mas não custa nada sonhar. O que é certo é que o SAPO24 vai acompanhar a cerimónia como o tem feito noutros anos.
O que também é certo é que esta é uma plataforma de grande alcance para passar mensagens. Como Francisco Sena Santos hoje denotou, os Óscares continuam a falhar no seu propósito de premiar mais diversidade, mas, mais do que isso, passaram a tentar reduzir ao máximo o tempo de antena das suas figuras para falar sobre aquilo que mais lhes toca na alma.
“Seria bom que se deixassem desse tudo a correr e dessem tempo de fala a quem tem opiniões e sentimentos para expressar, como aconteceu com o “Joker” Joaquin Phoenix nos Golden Globes deste ano”, escreve Sena Santos no seu texto de opinião.
Como mencionei na semana passada, a própria validade daquilo que os artistas têm a dizer tem sido posta em casa, com acusações de vaidade e ignorância à mistura. Contudo, se todas as visões fossem tão estruturadas como a de Rui Caetano, mais púlpitos deveriam ser dados para as figuras culturais se continuarem a exprimir.
Preocupado com o panorama cultural português, o músico de Jazz conta numa grande entrevista como é necessário haver “investimento grande na educação musical, não só financeiro, mas investimento ideológico”, para mostrar que “a música é, de facto, importante” e não apenas um objeto de consumo.
Uma vida dedicada à arte, portanto. E falando de vidas em prol de causas maiores, o que dizer da de Pedro Neto? Tendo os direitos humanos como objeto superlativo, o presidente da Amnistia Internacional Portugal é o mais recente convidado do âmbito do projeto 20/30 e defende que o medo do desconhecido — leia-se, das populações migrantes — deve ser combatido com compreensão e respeito mútuo.
Se por um lado, “a integração traz sempre coisas boas para todas as pessoas, seja para as que estão, seja para as que chegam”, o seu contrário “é o que traz a separação, a diabolização, neste sentido etnológico de separação”, diz ao SAPO24.
É nesse intuito de construir pontes, e não queimá-las, que Marcelo Rebelo de Sousa se deslocou numa visita oficial a Moçambique. A agenda do Presidente da República está repleta e energia não parece faltar a Marcelo. Entre apelos ao investimento e pastéis de nata, o chefe de estado já começou a deixar marca da sua habitual irrequietude no país africano, no primeiro de cinco dias.
Amanhã, a agenda passa por visitar a exposição “Português de Moçambique no Caleidoscópio” no Centro Cultural Português, almoçar com personalidades locais, visitar a Escola Portuguesa e reunir-se com a Comunidade Portuguesa.
E falando de encontros e reencontros com a comunidade portuguesa, ontem deu-se a primeira de oito datas em que Madonna voltou a cantar para os seus fãs lusitanos. Inquilina lisboeta desde 2017, a super estrela da pop retornou à capital para uma residência no Coliseu dos Recreios e amanhã segue-se o próximo espetáculo.
Bilhetes quase não os há, e os que sobram atingem preços proibitivos. O melhor mesmo talvez seja mesmo imaginar-se lá a vibrar. Chegue os móveis para o lado e faça da sala uma pista de dança. Nós damos o mote.
O meu nome é António Moura dos Santos e hoje o dia foi assim.
- 20:02
- Um grupo de cientistas descobriu, num meteorito que caiu há mais de 50 anos na Austrália, poeira estelar que é o material mais antigo até agora encontrado na Terra, anunciou hoje o Field Museum, de Chicago, Estados Unidos.
-
- 17:59
-
Senador democrata Cory Booker abandona corrida presidencial
O senador democrata Cory Booker anunciou hoje que abandona a corrida presidencial dos EUA, admitindo não ser capaz de angariar fundos financeiros suficientes para ser escolhido como adversário de Donald Trump.
-
- 17:48
-
Qual é a cara de um violador?
Precisamos de desmistificar a crença de que é alguém com ar duvidoso, vil ou até mesmo asqueroso, que conseguimos facilmente reconhecer e identificar como perigoso.
-
- 17:13
-
Reino Unido. Isabel II aceita um "período de transição" para Harry e Meghan
A rainha Isabel II anunciou hoje que a família real britânica vai abrir um "período de transição" para a nova situação dos duques de Sussex, Harry e Meghan, durante o qual "dividirão o tempo entre o Canadá e o Reino Unido".
-
- 16:48
-
O renascer de um clube brasileiro, ou como a Red Bull deu asas ao Bragantino
A parceria foi firmada em 2019, mas agora deu um novo passo e leva a Red Bull à elite do futebol brasileiro. Com a ligação à marca de bebidas energéticas, o Red Bull Bragantino não só obteve acesso à primeira divisão, como o clube tem sido o segundo maior investidor nesta janela de transferências, m
-
- 16:47
-
"O medo é terra fértil e é preciso muito pouco para que ele cresça"
Todos os processos de mudança trazem desconforto e o medo precisa de pouco para crescer. É "terra fértil", diz-nos Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal. Mas, otimista ou utópico, acredita numa sociedade multicultural, respeitadora da diferença, onde os direitos humanos sã
-
- 16:28
-
Livre vota moção para afastar Joacine Katar Moreira do parlamento
O partido Livre vai votar, em congresso, uma moção que pede à sua única deputada, Joacine Katar Moreira, para renunciar ao mandato e, caso tal não aconteça, que lhe seja retirada confiança política.
-
- 16:15
-
Que os Óscares deixem os premiados falar
A equipa sul-coreana de “Parasite”, filme realizado por Bong Joon Ho, pode ser a surpresa e o leve, muito leve, sinal de diversidade na noite dos Óscares do cinema, neste ano, mais cedo, já em 7 de fevereiro. O último ano teve bons filmes realizados por mulheres (“Atlantics”, de Matti Diop, “High Li
-
- 14:53
-
Madeira: Um dia depois de ter recebido alta, menina de oito anos morreu na triagem do hospital do Funchal
No sábado, Lara, uma criança de oito anos, deu entrada nas urgências do hospital do Funchal. Foi tratada e teve alta. Voltou no dia seguinte e entrou em paragem cardiorrespiratória na triagem. Segundo o hospital, “está em curso um processo interno para averiguação da situação”.
-
- 14:47
-
Football Leaks: Adiada para sexta-feira leitura da decisão instrutória de Rui Pinto
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa adiou hoje para sexta-feira a leitura da decisão instrutória de Rui Pinto e do advogado Aníbal Pinto, depois de proceder a uma "alteração da qualificação jurídica" dos crimes.
-
- 14:00
-
Lisboa: Duas famílias e 31 estudantes retirados de prédio em risco de queda em Picoas
A evacuação de um prédio na rua Tomás Ribeiro, em Lisboa, resultou hoje na retirada de 31 estudantes universitários, que foram realojados na Pousada de Juventude, e duas famílias, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal. Em causa está a estabilidade do edifício, sendo que os Bombeiros Sapador
-
- 13:10
-
Óscares: E os nomeados são...
Os filmes nomeados para a 92ª cerimónia dos Óscares, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), foram revelados esta segunda-feira numa apresentação feita a partir de Los Angeles pelos atores John Cho e Issa Rae. Joker está apontado em 11 categorias, sendo o mais nomeado.
-
- 12:31
-
Paulo Gonçalves: Piloto português sofreu “lesões graves na cabeça, pescoço e coluna”
Lesões "graves na cabeça, pescoço e coluna" terão sido a causa da morte no domingo do piloto Paulo Gonçalves, na sequência de uma queda na sétima etapa do Rali Dakar, adiantou fonte da equipa à agência Lusa.
-
- 12:11
-
Ainda agora aterrou, mas já engraxou os sapatos, foi ao barbeiros e aos pastéis de nata. Marcelo já está em Moçambique
A agenda está cheia e a Marcelo parece não faltar energia. O Presidente da República faz uma visita de cinco dias a Moçambique.
-
- 11:32
-
Bola ao Ar #13. Zion, beefs e uns Lakers que podem fazer história (com Miguel Minhava)
Segunda-feira é dia de NBA no SAPO24. O João Dinis e o Ricardo Brito Reis receberam o ex-jogador e atual treinador e comentador Miguel Minhava para mais um episódio do Bola ar Ar.
-
- 09:47
-
Rui Caetano: "Era preciso haver um investimento grande na educação musical, não só financeiro, mas ideológico"
Esta é uma conversa que o leitor vai poder ler e ouvir. Rui Caetano dá um lamiré sobre o seu novo CD, "Output", e fala do impulso que a educação musical e as autarquias podiam dar ao país. Mas não dão.
-
- 07:54
-
Irão: Autoridades usaram balas reais e gás lacrimogéneo contra manifestantes
A polícia e as forças de segurança iranianas dispararam balas reais e gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que protestavam contra as autoridades, que negaram inicialmente terem abatido um avião ucraniano, noticiou hoje a agência Associated Press.
-
- 07:07
-
Novos veículos a gasóleo poluem mil vezes mais, diz estudo
A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente concluiu, com base num estudo que analisou dois dos modelos automóveis mais vendidos na Europa, que “a poluição dos novos veículos a gasóleo atinge níveis mil vezes acima dos valores normais”.
-