Dois atletas, uma prova difícil e uma fotografia que fica para a história
Hoje já chorei aqui no trabalho. “Sim, está bem”, diriam com ar pouco surpreendido - para não dizer enfadado - alguns dos meus colegas. É verdade que sou de choro fácil, que já vou com algum cansaço acumulado da semana e que me está a bater o facto de não poder aproveitar alguns dos programas aliciantes deste sábado (já lá vamos).
Mas a verdade é que acho mesmo que a história que me deixou com os olhos vermelhos e algumas lágrimas é digna dessa emoção toda.
Falo de um momento vivido ontem lá longe (para quem está em Portugal), em Doha, capital do Qatar, durante o campeonato mundial de atletismo.
Envolve dois atletas, uma prova difícil para ambos e uma fotografia que fica para a história.
Braima Dabó, atleta guineense, estava a 250 metros da meta, quando reparou que Jonathan Busby, de Aruba (uma pequena ilha das Caraíbas), mal se aguentava em pé. Dabó não hesitou: voltou para trás, amparou o adversário e carregou-o até ao fim, sacrificando o seu próprio tempo na prova.
Isto contado assim é capaz de não fazer jus à emoção que prometi inicialmente. Mas ler o testemunho que Dabó deu depois da corrida ajuda bastante a perceber a humildade, grandiosidade de espírito e beleza do momento.
Para aqueles que ainda possam achar que a minha lamechice empolou demasiado a situação, jogo mais umas “cartas”. Fui confirmar se era de mim e vejam só o que encontrei:
Reuters: “No medals but Dabo wins admiration for sportsmanship” [Sem medalhas, mas Dabó ganha admiração pelo desportivismo].
The New York Times: “World Championship Runner Helps Ailing Rival Cross the Line” [Corredor do campeonato mundial ajuda rival em dificuldades a cruzar a meta].
Le Figaro: “Épuisé, un coureur du 5.000 m en termine… soutenu par un concurrent” [Exuasto, um corredor dos cinco mil metros termina a prova… apoiado por um adversário].
Globo: “Após lesão de rival, atleta abdica de prova e carrega colega até a linha de chegada no Mundial”
The Guardian: a fotografia do momento foi selecionada para a lista das 20 imagens da semana.
(Podia continuar, mas acho que já perceberam…)
Antes de me despedir, neste sábado, sétimo dia da campanha eleitoral (que o SAPO24 está a acompanhar), deixo uma sugestão para quem esteja em Lisboa esta noite: a Tulipa Ruiz vai tocar hoje no Music Box, e eu cá alinharia, se não estivesse a fazer-lhe chegar, a si leitor, as notícias esta noite (resta-me pôr a Tulipa a tocar aqui no computador; esta música e esta estão no top para mim - e não nego que já me possam ter feito soltar uma lágrima de alegria).
O meu nome é Margarida “Chorona” Alpuim e hoje o dia foi assim.
- 21:04
- Em entrevista à SIC, o presidente do Sporting confirmou ter convidado Leonardo Jardim e Jose Mourinho para treinarem a equipa de futebol dos leões, tendo obtido em ambos os casos uma resposta negativa.
-
- 19:43
-
Eleições: Tancos foi o tema da campanha pelo quatro dia consecutivo
O caso de Tancos continuou hoje a ser o tema da campanha eleitoral para as legislativas, com o CDS-PP a propor que o Ministério Público investigue as declarações de António Costa no parlamento e uma nova comissão de inquérito.
-
- 16:45
-
Naide recebeu 10 anos depois a medalha a que tinha direito
Naide Gomes reviveu hoje, por um dia, as emoções das grandes competições, quando subiu ao palco dos Mundiais de atletismo, em Doha, para receber, emocionada, uma medalha que conquistou há 10 anos.
-
- 11:00
-
EUA. Congresso pede a Pompeo que entregue documentos da investigação ucraniana
Várias comissões do Congresso dos Estados Unidos que investigam os contactos do Presidente norte-americano, Donald Trump, com Kiev, para iniciar um julgamento político, requereram documentos ao secretário de Estado, Mike Pompeo.
-