Amigos, para que vos quero
Vá, eu admito, devo fazer parte de uma minúscula minoria que na minha faixa etária nunca viu a série Friends.
“Apóstata”, “traidor”, “snobe” — perdi a conta do rol de insultos que me já foram dirigidos por nunca ter dado a devida atenção à série que popularizou entrar em casa dos outros amigos sem sequer bater à porta porque esta nem sequer está trancada (minto, provavelmente foi o Seinfeld).
E não é que desgoste sequer das aventuras e desventuras de Chandler, Joey, Phoebe, Monica, Rachel e Ross. É boa série para ver uns episódios de seguida num domingo à tarde, mas nunca me senti investido em querer ver de seguida nem saber quais os destinos dos seis protagonistas.
Ainda assim, não nego o seu impacto cultural nem os factores que fizeram dela um fenómeno de audiências, cuja popularidade dura até hoje, dia em que fez 25 anos. Nem eu, nem o João Dinis, que dedicou a este marco da televisão um belo artigo.
Mas este título não foi apenas escolhido para celebrar a ficção do pequeno-ecrã, não. É também uma referência à realidade, ou melhor, dizendo à “política real”.
Enquanto acabo de escrever estas linhas, já foram contados os votos das Eleições Regionais da Madeira, plebiscito que, ao contrário dos outros anos, em que o PSD atingiu maiorias absolutas, vai obrigar as forças políticas a coligar-se para formar governo, naquilo se afigura "um momento histórico".
O PSD foi o vencedor, mas precisará de forças como o CDS-PP para poder governar. Já o PS, apesar de dizer ter “condições para governar” e de ter atingido o seu melhor resultado de sempre, não vai poder contar com os seus parceiros de “geringonça”, já que só a CDU elegeu. Precisará então do JPP para tentar constituir uma força governativa, caso o PSD não o faça.
Seja de um lado, seja do outro, será preciso escolherem-se “amigos” nos próximos dias. Podem não ser os que se quer, mas vão ser daqueles que se precisa. Durante os próximos quatro anos, os amigos vão precisar de ser amigos.
- 22:29
- O FC Porto venceu hoje na receção ao Santa Clara por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, e igualou pontualmente o Benfica na liderança, um dia antes de o Famalicão visitar o Sporting.
-
- 21:26
-
"Sem extremismos, sem partidos comunistas, sem geringonças", o CDS está disponível para encontrar "uma solução estável para a Madeira"
Enquanto se aguardam os resultados finais na Madeira, o dirigente centrista, José Manuel Rodrigues, recordou que o partido disse "desde o início" que "admitia fazer coligações com o partido que ganhasse as eleições".
-
- 20:51
-
"Há uma mudança histórica na Madeira", diz Marques Mendes
No espaço de comentário semanal na SIC, Marques Mendes afirmou que os resultados na Madeira apontam para uma mudança histórica.
-
- 19:38
-
"Dá-me pena pelo Brasil". Michelle Bachelet, Alta Comissária da ONU, critica Jair Bolsonaro
A Alta Comissária dos Direitos Humanos da ONU e ex-presidente chilena, Michelle Bachelet, afirmou que sente "pena pelo Brasil" ao recordar a defesa que o presidente Jair Bolsonaro fez recentemente da ditadura de Augusto Pinochet no Chile, na qual justificou a morte do seu pai, Alberto Bachelet, pelo
-
- 17:48
-
Adeus, Pizol. Suíços fazem funeral em montanha para se despedir de glaciar que derreteu
Mais de duas centenas de pessoas na Suíça realizaram hoje um funeral simbólico pelo desaparecimento de um dos glaciares mais estudados do mundo, o Pizol, como consequência dos efeitos do aquecimento global. A "marcha fúnebre" foi inspirada por uma ação semelhante feita na Islândia, há algumas semana
-
- 16:32
-
Reino Unido. Jeremy Corbyn afasta rumores de demissão, mas não define posição sobre o 'Brexit'
O líder trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, prometeu hoje cumprir uma legislatura "completa" se o partido ganhar as próximas eleições no Reino Unido, sem, no entanto, definir a sua postura em relação ao 'Brexit'.
-
- 16:05
-
Vettel regressa em Singapura às vitórias na Fórmula 1 mais de um ano depois
O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) regressou hoje, no Grande Prémio de Singapura, às vitórias no Mundial de Fórmula 1, mais de um ano depois do último triunfo, na Bélgica, em 26 de agosto de 2018.
-
- 14:47
-
Mais de cinco mil milhões de pessoas não terão acesso a cuidados de saúde em 2030
Mais de cinco mil milhões de pessoas continuarão a não ter acesso a cuidados de saúde em 2030, se o investimento continuar a ser insuficiente, advertiu a Organização Mundial de Saúde (OMS).
-
- 13:05
-
Brexit "é um momento trágico para a Europa", afirma Jean-Claude Juncker
A saída do Reino Unido da União Europeia prevista para 31 de outubro "é um momento trágico para toda a Europa", afirmou o presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, numa entrevista publicada hoje pelo jornal espanhol El Pais.
-
- 12:01
-
PCP já enviou a BE e PEV pedido de fiscalização ao Tribunal Constitucional de leis laborais
O grupo parlamentar do PCP já enviou aos homólogos de BE e "Os Verdes" o texto do requerimento de fiscalização sucessiva da constitucionalidade das alterações às leis laborais, disse hoje à Lusa fonte comunista.
-
- 10:23
-
Confiança dos consumidores subiu antes das legislativas dos últimos 20 anos
A análise da evolução da confiança dos consumidores nos últimos 20 anos mostra que melhorou nos meses imediatamente anteriores às legislativas e no próprio mês, iniciando depois uma tendência de queda, com exceção de 2011, em plena crise financeira.
-
- 09:50
-
"Friends", 25 anos depois: ninguém nos disse que a vida ia ser assim, mas eles estiveram sempre lá para nós
“Friends” faz 25 anos. Isso mesmo. Chandler, Joey, Phoebe, Monica, Rachel e Ross celebram as Bodas de Prata, e um quarto de século depois a sua popularidade não parece baixar, obra dos serviços de streaming e do revivalismo dos anos 90. Vinte e cinco anos depois, eles continuam a estar lá para nós.
-
- 09:25
-
Legislativas. Primeiro dia de campanha oficial com PS e PSD a norte, CDS ao centro, PCP e BE a sul
A campanha oficial para as legislativas de 06 de outubro arranca hoje, apesar de estar na rua há semanas, com os líderes a espalhar-se de norte a sul do país.
-