Ponto.
À beira do Fluvial, debaixo das árvores densas, a gente anda no passeio e vai-se desviando das pratas. Estamos a escassos metros do rio, a chegar ao Jardim do Cálem, no puzzle social da zona oeste do Porto. Neste campo junto ao Parque da Pasteleira, veem-se pessoas sentadas nos cantos das ervas, agachadas sobre si.
Este lado da cidade, onde havia pinhais e estaleiros, foi crescendo entre os séculos XIX e XX. Os ricos iam aos banhos na Foz e por lá construíram as suas casas. No entretanto, a autarquia ergueu por ali torres, blocos. E juntou neles quem casa não tinha.
O contraste é evidente. De um lado da estrada podemos ter os muros altos dos condomínios, do outro, as empenas também altas dos blocos de bairros sociais.
Esta manhã, logo cedo, a PSP entrou em Pinheiro Torres e na Pasteleira Nova. Dois dos bairros desta cidade para onde se deslocou o tráfico de droga depois do desmantelamento das torres do Aleixo. Em junho, uma moradora dizia na reunião do executivo que entre os moradores havia um clima de medo.
Hoje foram nove os detidos. A polícia apreendeu ainda algumas armas, uma “quantidade substancial” de drogas e 10 mil euros. A câmara do Porto felicitou a ação. É a primeira grande operação para atuar sobre um tema que tem vindo a preocupar os portuenses.
Ponto final? Há que esperar para ver, mas a CDU, por exemplo, veio já dizer que é preciso ir mais além: cultura e integração, a par do policiamento de proximidade.
Nestes dois bairros vivem mais de duas mil pessoas. Vivem novos, vivem velhos. Vivem pessoas. E é delas que se faz a cidade. Pelo que não convém tomar a parte pelo todo.
Entretanto, em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, as duas bebés com uma doença rara começaram esta terça-feira o tratamento cujo preço chega aos dois milhões de euros. Este medicamento não é uma cura, mas pode melhorar a qualidade de vida das duas crianças — num investimento suportado pelo Serviço Nacional de Saúde. É um ponto de viragem numa história que comoveu os portugueses.
Do outro lado do Atlântico, há também um ponto: ponto de partida. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, admite agora aceitar os donativos do G7 — mas apenas se o presidente francês, Emmanuel Macron, retirar aquilo que considerou como insultos.
A Amazónia continua em crise. O número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazónia a região mais afetada. Mais: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) brasileiro anunciou que a desflorestação da Amazónia aumentou 278% em julho, em relação ao mesmo mês de 2018.
Na floresta tropical, ou na floresta urbana, eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim. Ponto.
- 17:29
- A escritora Djaimilia Pereira de Almeida é a vencedora do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz, de 2019, com a obra "Luanda, Lisboa, Paraíso", foi hoje anunciado.
-
- 17:00
-
Vagas por preencher no recrutamento de médicos resultam da falta de atratividade do SNS, diz sindicato
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje que as mais de 350 vagas de várias especialidades médicas que ficaram por preencher no último concurso se deveu à "falta de atratividade" do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
-
- 16:39
-
Bolsonaro admite aceitar ajuda do G7 se Macron retirar "insultos"
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu hoje aceitar dinheiro do G7 (que junta os países mais industrializados do mundo) para combater incêndios na Amazónia se o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, retirar aquilo que considerou como insultos.
-
- 16:25
-
Matilde e Natália. Bebés com doença rara iniciaram o tratamento inovador
As crianças com a doença rara atrofia espinhal muscular tipo I e que precisaram de tomar um dos medicamentos mais caros do mundo iniciaram esta terça-feira o tratamento no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. As duas crianças estão estáveis e vão agora ficar em vigilância.
-
- 16:15
-
Urgência da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra já não encerra no sábado
A urgência da Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra, já não vai encerrar no sábado, como estava previsto, confirmou à agência Lusa fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
-
- 15:23
-
Adepto do Schalke 04 move ação penal contra árbitro por penáltis não assinalados
Um adepto do Schalke 04 interpôs hoje uma ação penal por fraude contra o árbitro Marco Fritz e o responsável pelo videoárbitro (VAR), Bastian Danker, por dois alegados penáltis não assinalados na derrota por 3-0 com o Bayern Munique.
-
- 15:21
-
Festas de Barrancos com tradição de touros de morte começam na quarta-feira
Cinco toureiros espanhóis vão lidar os touros de morte da edição deste ano das Festas de Barrancos, que começam na quarta-feira para cumprir uma tradição legalizada há 17 anos devido a um regime de exceção.
-
- 13:37
-
Alunos aproveitam ano sabático para experimentar cursos do ensino superior
Todos os alunos que terminam o ensino secundário podem ser, durante duas semanas, verdadeiros estudantes universitários através de um programa gratuito que permite frequentar até três cursos, independentemente das suas notas.
-
- 09:25
-
Nove detenções em operação antidroga em quatro bairros do Porto
A megaoperação antidroga realizada hoje em quatro bairros da zona da Pasteleira, no Porto, saldou-se por nove detenções, a apreensão de algumas armas, “quantidade substancial” de drogas e 10 mil euros, disse fonte oficial da PSP.
-
- 08:05
-
Elisa Ferreira voltará a Bruxelas para ser comissária Europeia
Elisa Ferreira, cujo nome foi indicado pelo primeiro-ministro para comissária europeia é licenciada em Economia, vice-governadora do Banco de Portugal desde setembro de 2017, foi eurodeputada e fez parte dos dois governos de António Guterres.
-
- 07:40
-
Mais de 350 vagas para médicos recém-especialistas ficaram por preencher
Mais de 350 vagas para médicos que terminaram a especialidade nas áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar ficaram por preencher no concurso de primeira época deste ano, que disponibilizava 1.264 postos de trabalho.
-
- 07:35
-
Taylor Swift, Billie Eilish e Ariana Grande dominam MTV Video Music Awards
As cantoras norte-americanas Taylor Swift, Ariana Grande e Billie Eilish dominaram hoje, com três prémios cada, a edição de 2019 dos MTV Video Music Awards, em noite de homenagem à 'rapper' Missy Elliot.
-