Trovoadas, climas e maternidades
Troveja. Os relâmpagos iluminam a avenida da Boavista, como se a espaços aleatórios e curtos a noite abrisse em dia. Depois, o estouro rebenta. É agosto, mas nem parece.
Ontem, aqui no Porto chovia como se fosse fevereiro. A trovoada obrigava os motoristas desses Uber Eats e similares a procurar refúgio debaixo dos viadutos da VCI. Num posto de abastecimento à beira da rotunda do Bessa, ganhavam coragem para enfrentar a tormenta.
A semana arranca com Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoadas. Pelas mesmas razões, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Portalegre, Évora e Beja vão estar entre as 13:00 e as 21:00 de hoje sob aviso amarelo.
Há de ser isto, o novo verão.
As alterações climáticas estão a acontecer e os seus efeitos andam a ser denunciados por cientistas, ativistas e líderes mundiais. António Guterres tem sido particularmente ativo no apelo a que se preste atenção às mudanças no clima.
Entretanto, administram-se os paliativos. O G7 destina à volta de 18 milhões de euros para apoiar o combate aos incêndios na floresta da Amazónia.
Em Portugal, vai-se discutindo o real impacto da exploração de lítio (que serve para fazer as baterias do “futuro elétrico”, que também faz mossa no ambiente).
Ainda a Norte, uma notícia daquelas que são boas. Um automóvel foi apanhado na A3 em excesso de velocidade. É mau. A velocidade é um dos principais fatores para a sinistralidade — só nesta semana que passou, a GNR do Porto detetou 224 condutores em excesso de velocidade e registou 225 acidentes.
Mas esta segunda-feira, o radar detetou um carro em alta velocidade. O destino? O Centro Materno-Infantil do Norte, no coração da cidade do Porto. A bordo seguia uma mulher em trabalho de parto. Depois de intersectarem a viatura, os militares perceberam a que se devia a alta velocidade e escoltaram a futura mãe até à maternidade.
Por falar em maternidade, Marcelo Rebelo de Sousa requereu ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva do diploma sobre procriação medicamente assistida.
Termino com o dia mundial do cão, que hoje se assinala. Mas termino com uma notícia alarmante: “o número de animais abandonados continua a um nível perfeitamente absurdo”. disse Ricardo Lobo à agência Lusa. Ricardo é membro da direção da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios e explica que em 2017 e 2018 o número de animais recolhidos pelos centros de recolha oficiais rondou os 41 mil e os 36 mil, respetivamente.
Os canis estão lotados, mas não é suposto que sejam eles a solução: resolver o problema não passa pela “construção infinita” de canis, uma vez que o país não está preparado para suportar os custos.
“Além de comportar um custo que o país não está preparado para suportar, não faz qualquer sentido […]”, precisou o veterinário, adiantando que cada município teria de construir “dois ou três canis todos os anos”, para albergar todos os animais abandonados.
O que fazer? Educar — logo a partir da escola, propõe.
Entre trovões e aguaceiros; boas notícias e histórias alarmantes, deste modo vai o mundo. Pelo menos, aquele a que aqui no SAPO24 temos estado atentos. Eu sou o Pedro Soares Botelho e hoje o dia foi assim.
- 19:38
- A trovoada que afetou este domingo a região Norte do país provocou falhas de energia em 46 semáforos da cidade do Porto e afetou a comunicação e gestão remota de 81, confirmou hoje a autarquia.
-
- 17:54
-
Tensão entre Brasil e França continua. Macron lamenta declarações "extraordinariamente desrespeitosas" de Bolsonaro sobre primeira-dama francesa
O presidente francês, Emmanuel Macron, lamentou hoje os comentários "extraordinariamente desrespeitosos" do seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, dizendo-se "triste por ele e pelos brasileiros". Em causa está a resposta jocosa do presidente do Brasil a uma provocação que comparava a sua mulher à
-
- 17:45
-
Marcelo envia para o Tribunal Constitucional diploma sobre procriação medicamente assistida
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, requereu hoje ao Tribunal Constitucional a fiscalização preventiva do diploma sobre procriação medicamente assistida.
-
- 17:25
-
Amazónia: Bolsonaro diz ter dúvidas sobre ajuda dos países do G7 para combater incêndios
O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse hoje ter dúvidas sobre a vontade dos países do G7 de ajudarem a combater os incêndios na Amazónia e sugeriu que o chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, esconde outros interesses.
-
- 17:16
-
Veterinários municipais alertam para números "absurdos" de animais abandonados
A Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios alertou hoje para os números "absurdos" de animais que são recolhidos das ruas em Portugal pelos centros de recolha oficiais, chegando a atingir os cerca de 50 mil por ano.
-
- 16:58
-
GNR manda parar carro em excesso de velocidade e acaba a escoltá-lo até à maternidade
Uma mulher em trabalho de parto foi esta segunda-feira escoltada pela GNR até ao hospital. O veículo onde seguia foi mandado parar num controlo de velocidade na A3, perto de São Mamede de Infesta. Tendo percebido que no interior estava uma mulher com muitas dores, os militares escoltaram o veículo a
-
- 16:14
-
Julgamento de Harvey Weinstein adiado para janeiro devido a novas acusações
O julgamento do antigo produtor de cinema Harvey Weinstein foi hoje adiado para janeiro de 2020 devido à introdução de duas novas acusações de assédio sexual.
-
- 14:32
-
Venda dos passes de transporte com desconto arrisca ficar suspensa por dívidas do Estado
Os operadores de transporte querem suspender, a partir de setembro, a venda dos passes 4_18, Sub23 e Social+, devido às dívidas do Estado relativas às compensações pelo valor dos descontos, mas o Governo prevê resolver a situação em breve.
-
- 07:46
-
Cinco distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva, trovoada e granizo
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
-