Em 1856, Júlia da Silva Bruhns (1851-1923), natural de Paraty, no Rio de Janeiro, embarca num vapor com destino à Europa. Naquele instante, aos cinco anos de idade, genuinamente, não poderia imaginar o que a vida lhe reservava.
Se o 25 de Abril em Lisboa é sinónimo de descer a Avenida, o Primeiro de Maio é dia de subida. Claro está que no dia do trabalhador teria sempre de ser mais árduo. De resto não podia ser de outra forma, ou não tivessem todos os direitos laborais, agora dados como adquiridos, sido conquistados com o
Já aqui falei várias vezes da decadência da mais antiga democracia da Idade Contemporânea. A cada mês que passa, apresenta-se mais inevitável o caminho para uma ditadura ou uma guerra civil.
A evolução e disseminação da tecnologia tem-nos trazido um sem número de vantagens. Mas, também, muitos desafios e dificuldades. Várias delas a nível da nossa Saúde Mental e é importante não esquecermos a realidade real. É preciso viver.
Então, Nuno Melo, ministro da Defesa, mandou dizer que uma boa ideia seria fornecer as Forças Armadas com jovens delinquentes cuja pena seria então feita num ambiente que, subentende-se, os meteria na ordem.
"O seu embarque está suspenso, temos passageiros a mais". Greves, atrasos, protestos e problemas técnicos são factores com impacto negativo no tráfego aéreo. A incompetência também.
Nada na política espanhola pode ficar igual nesta segunda-feira, após cinco dias com o sempre intenso, degradado e rude confronto partidário em ponto morto pela incerteza sobre o que vai anunciar Pedro Sánchez. Ou vai dizer que se demite e assim fica desencadeado o terramoto político, ou opta pela v
As grandes universidades são em grande parte financiadas por judeus muito ricos e frequentadas por muitos estudantes pró-palestinianos. O resultado da contenda está a pôr em causa a sua famosa imparcialidade académica.
Neste mundo onde o tempo passa a correr entre notificações e feeds intermináveis, no computador e (ou) no smartphone, a leitura de um livro muitas vezes é renegada em detrimento das atividades mais imediatas e passageiras. Num momento tão significativo como o de hoje – o Dia Mundial do Livro e dos
Esta é a crónica daquele que é provavelmente um dos melhores musicais da temporada. Com músicas recheadas de piadas e papéis que trocam entre género, este é um espetáculo a que ninguém pode ir ao engano, e é sobre como Adolf Hitler foi enganado.
A malta liga para a unidade hospitalar – Se pretende que a sua chamada seja feita em inglês prima cinco, ou algo assim – e precisa desesperadamente de várias coisas. A saber, no meu caso, um pouco de humanidade, empatia, educação. Nada disso – Ligou para a unidade hospitalar X… e temos uma assistent
Quantas vezes ansiamos pelo toque de alguém, pelo conforto de uma mão na nossa, pelo apoio de um braço que tanto nos segura, como nos encaminha e nos faz avançar? E quanto tal não é possível? E quando estamos longe e o toque não se dá? Será que a ponte pode ser a voz?
Há excitação sensacionalista e circo mediático em volta de um pequeno tribunal criminal junto à Chinatown de Manhattan, em Nova Iorque.Está prometido espetáculo naquele tribunal que tem na lista de delinquentes mais costumeiros naquele banco dos réus estão assaltantes, assassinos, traficantes de vár
A implantação de um Estado judaico na Palestina sempre foi contestada e passou por várias fases, desde a hostilidade aberta à aceitação do facto consumado. Atualmente, o facto consumado é a hostilidade aberta.
Uns quantos homens escreveram uns textos, que compilaram num livro, e convidaram um antigo primeiro-ministro para apresentar tão (in)digna obra, à laia de validação.
Foi em 4 de Abril de 1949 que doze países fundaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte. Esteve quase a morrer, mas renasceu das cinzas graças ao seu maior inimigo.
O Papa Francisco, Luiz Vaz de Camões e Sophia de Mello Breyner Andersen todos juntos? Pois, uma Santa trindade que Montenegro utilizou no discurso da tomada de posse para garantir o quê? A santidade de um estado laico?