Dois bombeiros de Abrantes ficaram hoje feridos quando combatiam as chamas que lavram naquele concelho do distrito de Santarém, disse à Lusa fonte do comando das operações.
Centenas de pessoas tiveram de ser deslocadas das suas casas devido ao incêndio de Mação, em Santarém, para o qual vão ser hoje mobilizados todos os meios aéreos disponíveis, anunciou hoje a Proteção Civil.
A autoestrada 23 (A23) que liga Torres Novas à Guarda, foi hoje reaberta, pelas 05:20, depois de o incêndio que lavra em Mação, distrito de Santarém, ter obrigado ao seu encerramento, mas duas estradas nacionais continuam cortadas.
O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, estimou hoje que "80 a 90% do concelho" tenha ardido devido ao fogo ainda ativo e dos incêndios no final de julho.
A Proteção Civil destacou hoje, pelas 19:00, a ocorrência de quatro fogos que lavram nos concelhos de Mação, em Santarém, de Vila de Rei, em Castelo Branco, de Ribeira de Pena, em Vila Real, e de Soure, em Coimbra.
O incêndio que lavra em Mação, no distrito de Santarém, "diminuiu de intensidade" nas últimas horas, mas mantém duas frentes ativas tendo "tocado" durante a noite as aldeias de Cerro do Outeiro, Casalinho, Serra e Abobobeira.
Dois incêndios lavram ao início da tarde em Fontes e no lugar de Cristo Rei, aldeia de Matagosa, freguesia de Carvalhal, Abrantes, tendo a autarquia retirado dezenas de habitantes durante a noite por precaução.
Quarenta feridos e dezenas de pessoas retiradas das suas casas desde que o fogo em Abrantes começou, na quarta-feira, é o balanço feito pela Proteção Civil, que revela que o incêndio em Tomar foi dado como dominado às 12:30.
Cerca de trinta pessoas foram retiradas das suas casas em localidades do concelho de Ferreira do Zêzere, Santarém, devido a um incêndio que permanece ativo e lavra em quatro frentes, disse o presidente da Câmara Municipal, Jacinto Lopes.
Mais de 2.200 operacionais combatiam, esta madrugada, nove grandes incêndios nos distritos de Leiria, Coimbra, Santarém, Aveiro, Viseu e Castelo Branco, um dos quais em fase de resolução, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Durante o Festival Bons Sons cabe às crianças de Cem Soldos fazer visitas guiadas à aldeia onde o projeto educativo foi repensado para envolver os mais novos na organização do evento que espelha a dinâmica comunitária.
O Santuário de Fátima anunciou hoje o lançamento de uma aplicação que vai ajudar peregrinos cegos a percorrerem o espaço de forma mais autónoma, prestando informações práticas bem como descrições e notas históricas do local.
Em Cem Soldos, no concelho de Tomar, um burro carregado de livros não é um doutor, mas uma biblioteca itinerante a levar histórias aos festivaleiros que até segunda-feira invadem a aldeia palco do Festival Bons Sons.
A presidente da Câmara Municipal de Abrantes disse hoje que tudo indica que os incêndios no concelho, em fase de resolução desde a manhã de hoje, tenham origem criminosa e aguarda agora os resultados das investigações em curso.
O comandante dos bombeiros voluntários de Abrantes disse hoje que o incêndio que lavra naquele concelho do distrito de Santarém desde quarta-feira está "sem frentes ativas", apesar de alguns reacendimentos noturnos.
Três incêndios em curso e dois em resolução mobilizam 1.434 operacionais em ocorrências nos distritos de Leiria, Santarém e Coimbra, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
Uma frente de fogo mantém-se ativa esta amanhã em Abrantes, no incêndio que deflagrou na tarde de quarta-feira em Aldeia do Mato, estando a chegar seis meios aéreos para apoiar os cerca de 700 bombeiros no terreno.
Mais de 700 operacionais combatiam às 06:00 o incêndio na freguesia de Aldeia do Mato, concelho de Abrantes, distrito de Santarém, que tem três frentes ativas, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
A Cáritas de Portalegre e Castelo Branco vai recuperar oito das 14 casas de primeira habitação afetadas pelo incêndio no concelho de Mação, foi hoje anunciado.
Quinze meios aéreos foram mobilizados hoje de manhã para os incêndios nos distritos de Santarém, Vila Real e Castelo Branco, disse Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, anunciando que foi elevado para laranja o estado de alerta.
Duas frentes de fogo mantêm-se ativas hoje em Abrantes, no incêndio que deflagrou na tarde de quarta-feira em Aldeia do Mato, estando já dois meios aéreos a apoiar o trabalho dos cerca de 500 bombeiros no terreno.
As zonas mais altas da cidade de Almeirim estão sem abastecimento de água desde a manhã de segunda-feira, uma situação originada pelo colapso de um dos furos de abastecimento e que hoje, terça-feira, continuava por normalizar.
O colapso de um dos furos de abastecimento a Almeirim está a afetar o fornecimento normal de água a toda a cidade e na aldeia da Tapada, num total de cerca de 14 mil pessoas, disse o presidente da autarquia.
O prédio de 12 apartamentos com 28 inquilinos afetado no domingo por um incêndio, em Salvaterra de Magos, distrito de Santarém, está "sem condições de habitabilidade", disse hoje o presidente da Câmara.