A passagem do furacão "Lorenzo" nos Açores, em 02 de outubro, provocou prejuízos de cerca de 330 milhões de euros, anunciou hoje o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.
As empresas que passaram à segunda fase do concurso para a construção e exploração do Porto Espacial de Santa Maria vão apresentar as suas soluções “dentro de oito dias”, avançou o Governo dos Açores.
O Governo dos Açores informou hoje que está a ser avaliada a forma mais adequada de transportar bovinos vivos a partir da ilha das Flores, depois da passagem do furacão “Lorenzo”.
O diretor regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores afirmou hoje que a passagem recente do furacão "Lorenzo" pelo arquipélago causou a morte a 700 cagarros nas ilhas do Pico e do Faial.
O Tribunal Judicial de Ponta Delgada, nos Açores, começa hoje a julgar o principal arguido do caso "Farfalha", um antigo pintor de construção civil, que está acusado dos crimes de violação, abuso sexual e recurso à prostituição de menores.
O Governo dos Açores espera ter na próxima semana uma "estimativa global" dos danos causados pela passagem do furacão "Lorenzo" pelo arquipélago, anunciou hoje a secretária Regional das Obras Públicas.
O vice-presidente da Federação de Pescas dos Açores, Jorge Gonçalves, considerou hoje que "a atual meta de 15% de áreas marinhas protegidas é elevada, tendo em conta cuidados" que os pescadores já têm com o ambiente.
O Governo dos Açores reconheceu hoje que a aplicação de taxas e tarifas aduaneiras adicionais pelos EUA é uma "matéria delicada", mas sublinhou estar a trabalhar sobre o tema desde maio com o Governo da República.
Vila Franca no Campo, na ilha de São Miguel, teve a maior taxa de abstenção nas legislativas de domingo. Hoje, as poucas pessoas que circulavam nas principais ruas do concelho dividiam-se nas justificações para tal.
O Governo Regional dos Açores prevê que o Porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão "Lorenzo", possa ser aberto à navegação "muito em breve", tendo sido já limpa "70% da área do terrapleno".
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) nos Açores sublinhou hoje a "grande vitória" nas eleições de domingo também na região, onde "triplicou o numero de votos", perspetivando "um bom resultado" nas regionais de 2020 para eleger deputados.
Um sismo com magnitude 1,3 na escala de Richter e epicentro a cerca de dois quilómetros do concelho da Povoação foi sentido no sábado à noite na ilha de São Miguel.
A equipa de militares dos três ramos das Forças Armadas enviada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores, que ficou destruído com a passagem do furacão “Lorenzo”, chegou na manhã de hoje à ilha.
O presidente do Governo dos Açores salientou hoje, numa visita à ilha do Pico, que os trabalhos que decorrem em várias frentes estão a garantir o “regresso gradual à normalidade” na região, após a passagem do furacão “Lorenzo”.
A Marinha e da Força Aérea vão enviar para a ilha das Flores, nos Açores, materiais e 294 militares para darem apoio às necessidades no terreno, após a passagem do furacão “Lorenzo”, na quarta-feira, foi hoje anunciado.
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, disse hoje que o trabalho para assegurar o abastecimento de alimentos e combustíveis à ilha das Flores, depois da passagem do furacão “Lorenzo”, está “já a ser feito”.
A Portos dos Açores afirmou hoje que em todas as ilhas do arquipélago houve danos com a passagem do furacão "Lorenzo", mas o caso "urgentíssimo" é o das Flores, onde um novo porto custará "várias dezenas de milhões de euros".
O Governo regional dos Açores declarou hoje situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão “Lorenzo” pelo arquipélago.
A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.
A rede elétrica de média tensão já foi normalizada nas ilhas do Pico e das Flores, informou a empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), que espera resolver nas próximas horas todos os danos elétricos causados pelo furacão “Lorenzo”.
Pelo menos uma dezena de famílias, todas na mesma rua, ficaram desalojadas na manhã de hoje, devido a inundações provocadas pela forte ondulação que se registou na ilha do Faial, devido à passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores.
O presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, afirmou hoje que a passagem do furacão “Lorenzo” provocou "danos avultados" em vias, habitações, no património municipal e no porto, tendo sido necessário proceder a três realojamentos.
O período crítico do furacão “Lorenzo” ainda não terminou, devido à agitação marítima e ao vento forte que ainda se registam, disse hoje à Lusa o delegado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos Açores.
O furacão “Lorenzo” provocou mais de 170 ocorrências esta madrugada e manhã nos Açores e obrigou ao realojamento de mais de 50 pessoas, revelou ao início da tarde o Governo Regional.