A Portos dos Açores afirmou hoje que em todas as ilhas do arquipélago houve danos com a passagem do furacão "Lorenzo", mas o caso "urgentíssimo" é o das Flores, onde um novo porto custará "várias dezenas de milhões de euros".
O Governo regional dos Açores declarou hoje situação de crise energética para garantir o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, devido aos estragos causados na sequência da passagem do furacão “Lorenzo” pelo arquipélago.
A passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores provocou mais de 250 ocorrências e obrigou ao realojamento de 53 pessoas, mas o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil já foi desativado e a situação está a regressar à normalidade.
A rede elétrica de média tensão já foi normalizada nas ilhas do Pico e das Flores, informou a empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), que espera resolver nas próximas horas todos os danos elétricos causados pelo furacão “Lorenzo”.
Pelo menos uma dezena de famílias, todas na mesma rua, ficaram desalojadas na manhã de hoje, devido a inundações provocadas pela forte ondulação que se registou na ilha do Faial, devido à passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores.
O presidente da Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, afirmou hoje que a passagem do furacão “Lorenzo” provocou "danos avultados" em vias, habitações, no património municipal e no porto, tendo sido necessário proceder a três realojamentos.
O período crítico do furacão “Lorenzo” ainda não terminou, devido à agitação marítima e ao vento forte que ainda se registam, disse hoje à Lusa o delegado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos Açores.
O furacão “Lorenzo” provocou mais de 170 ocorrências esta madrugada e manhã nos Açores e obrigou ao realojamento de mais de 50 pessoas, revelou ao início da tarde o Governo Regional.
Depois do período mais crítico em termos de vento, o Corvo prepara-se, ao início da manhã de hoje, para a agitação marítima, referiu o presidente da Câmara, informando que o dispositivo de segurança se mantém ativo até “pelo menos às 09:00”.
A operadora aérea de baixo custo Ryanair vai passar a assegurar uma ligação semanal entre a ilha Terceira, nos Açores, e Londres, a partir de março de 2020, foi hoje anunciado.
Os primeiros efeitos do furacão “Lorenzo”, atualmente na categoria 2, deverão começar a fazer-se sentir a partir da noite de hoje nos grupos Ocidental e Central dos Açores, com vento forte, agitação marítima e chuva.
O presidente do Governo dos Açores determinou, para quarta-feira, o encerramento dos serviços e organismos públicos, exceto os considerados urgentes, nas ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago, devido à passagem do furacão "Lorenzo".
O furacão "Lorenzo", atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, "deverá passar com categoria 1" a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores, avança o IPMA.
Cerca de 900 passageiros de voos do grupo SATA deverão ser afetados na quarta-feira pela passagem do furacão “Lorenzo” pelos Açores, segundo uma estimativa do gabinete de emergência da operadora aérea divulgada à agência Lusa.
O furacão “Lorenzo”, que passou à categoria 2 na escala de Saffir-Simpson, encontrava-se hoje de manhã a aproximadamente 1.800 quilómetros a sudoeste dos Açores, mas está prevista uma “diminuição da intensidade nos próximos dias”.
O primeiro-ministro, António Costa, esteve hoje ao telefone com o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, a propósito do furacão Lorenzo, que deverá atingir o arquipélago na quarta-feira, tendo disponibilizado todo o apoio necessário.
O furacão Lorenzo encontrava-se esta manhã a 2.200 quilómetros (km) a sudoeste dos Açores, e deverá atingir "todo o arquipélago" na quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A probabilidade de o furacão Lorenzo atingir os Açores é "superior a 80%", esperando-se rajadas até 150 quilómetros por hora e ondas superiores a 20 metros, segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
O furacão Lorenzo poderá vir a afetar os Açores, mas é "ainda incerta" a intensidade com que eventualmente atingirá o arquipélago na próxima semana, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Proteção Civil dos Açores emitiu hoje um alerta devido às previsões de chuva por vezes forte no grupo Ocidental, que vai estar sob aviso amarelo meteorológico até às 12:00 locais.
A vertente de incentivo ao arrendamento do programa “Famílias com Futuro" beneficiou nos últimos dez anos 3.350 agregados familiares, anunciou hoje o Governo dos Açores, que quer prolongar o apoio à renda por mais cinco anos.
As ilhas das Flores e do Corvo, no grupo ocidental dos Açores, estão sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à previsão de "chuva forte" e "trovoada".
Hugo dedica-se "a tempo inteiro" na sua nova oficina, em Ponta Delgada, à construção de violas da terra, instrumento de cordas típico açoriano, e tem encomendas de vários pontos do país e até do estrangeiro.