O pequeno e envelhecido concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel, é o único no país que continua em cerca sanitária, uma decisão que a população encara com tranquilidade, apesar de estar “berrando” (desejosa) para ir passear.
O uso de máscaras sociais em transportes, escolas, restaurantes e espaços com atendimento ao público será obrigatório nos Açores, mas a Autoridade de Saúde Regional admite dar algum tempo de adaptação para a sua aplicação.
As ilhas das Flores, Corvo e Santa Maria, que não registaram casos de covid-19 desde o começo da pandemia, são as primeiras dos Açores a ver as medidas restritivas a começar a ser levantadas, o que sucede desde hoje.
A Região Autónoma dos Açores é a única do país onde não vigora a obrigatoriedade do uso de máscara por parte dos cidadãos, mas a Autoridade Regional de Saúde admite que também poderão ser obrigatórios na região.
A ilha de São Miguel vai passar na segunda-feira para o estado de contingência e serão levantadas as cercas sanitárias em vigor nos seus seis concelhos a propósito da covid-19, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
A empresa de transportes marítimos açoriana Atlânticoline vai recorrer, a partir de sexta-feira, "à figura de 'lay-off' temporário simplificado" para fazer face ao atual contexto de crise pandémica, foi hoje anunciado.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que não envia atempadamente dados sobre a covid-19 à Direção-Geral da Saúde, alegando que a informação fidedigna deve ser consultada nos comunicados regionais.
Os Açores registaram hoje o primeiro caso de recuperação de covid-19 num utente da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, onde foram infetados 33 utentes e ocorreram oito mortes.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje a deteção de três casos considerados “falsos positivos” nos números de covid-19 na região, mas rejeitou que tenham existido falhas por parte dos laboratórios.
O responsável da Autoridade de Saúde dos Açores disse hoje que desde o inicio do surto de covid-19 foram testados na região cerca de 2.000 profissionais de saúde, dos quais 17 revelaram infeção pelo novo coronavírus.
O responsável da Autoridade de Saúde da Região anunciou hoje que duas das quatro cadeias de transmissão local de covid-19 identificadas na ilha de São Miguel, a maior do arquipélago açoriano, já foram "extintas".
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que alguns bombeiros estão retidos na ilha do Corvo há mais de duas semanas à espera de autorização para regressarem a casa, devido à covid-19, alegando que os casos serão reapreciados.
Mais de meia centena de padres nos Açores poderão aderir ao regime de ‘lay-off’, devido à quebra de receitas na sequência da pandemia de covid-19, revelou hoje o ecónomo da Diocese de Angra, António Henrique Pereira.
O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que ainda existem pessoas à espera de autorização para se deslocarem para a sua ilha de residência, devido à covid-19, mas disse que há menos pedidos.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foram diagnosticados, nas últimas 24 horas, sete casos positivos de covid-19 em São Miguel, entre os quais uma bebé de um ano.
O Governo dos Açores exonerou hoje o delegado de Saúde de Ponta Delgada, Eduardo Cunha Vaz, por ter dado autorização a dois ex-reclusos para se deslocarem a outro concelho quando deveriam estar em confinamento obrigatório.
Dois ex-reclusos que estavam em confinamento obrigatório num hotel em Ponta Delgada, nos Açores, deslocaram-se a outro concelho na ilha de São Miguel, com autorização da delegação de saúde, antes de terem testado positivo por covid-19.
No primeiro dia de telescola no país, em São Miguel, arquipélago dos Açores, pais e professores preocupam-se, ainda, em conseguir aceder às plataformas digitais e garantir que todos os alunos têm acesso aos conteúdos que são disponibilizados ‘online’.
A PSP deteve este fim de semana, em São Miguel, sete homens pelo crime de desobediência por incumprimento do dever de recolhimento domiciliário e isolamento, no âmbito das normas do estado de emergência devido à pandemia, foi hoje anunciado.
A Autoridade Marítima Nacional resgatou hoje um tripulante suspeito de estar infetado com o novo coronavírus de um navio mercante que se encontrava ao largo da ilha Terceira, nos Açores.
Sem novos casos a registar no último dia, o diretor regional da Saúde dos Açores destaca a contenção das cadeias de transmissão e reitera a importância dos planos de contingência na contenção do vírus.
A diretora clínica do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, esclareceu hoje que os contágios no Lar de Idosos do Nordeste não se deveram “a qualquer falha ou falta dos procedimentos” daquela unidade hospitalar.
Açores registam hoje mais um óbito, subindo assim para seis o total de mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, na região.
A Autoridade de Saúde dos Açores informou hoje que foi diagnosticado nas últimas 24 horas um novo caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel, elevando para 106 o número de infetados no arquipélago.