A 4ª edição do Wave Series arranca nas praias de Matosinhos e do Porto no próximo dia 9 e 10 de março, com um calendário que engloba diversas provas ligadas ao surf que terão a Frente Atlântica como palco de eleição. Estende-se até outubro reunindo a elite de surfistas nacionais.

“Temos do surf para cães (surfin’ dog) à Masters Cup (+45 anos), passando por uma etapa da Liga MEO, provas de apuramento (Rip Curl GromSearch) para finalíssimas internacionais, provas destinadas dos sub-12 aos sub-16, nacional de Longboard, Surf Adaptado e Esperanças e ainda Sup”, resume, ao SAPO24, Marcelo Martins, promotor da iniciativa. “Teremos provas regionais, nacionais e de apuramento para um circuito internacional. Dos 12 aos mais de 45 anos”, acrescenta.

Paralelamente à componente competitiva, “decorrem workshops sobre apneia para surfistas, fotografia e coaching para atletas, além de batismos de surf para crianças adaptadas, o encontro nacional de surf adaptado e promoção de ações de sensibilização ambiental”, adianta.

Depois de no ano passado ter atraído “30 mil pessoas às praias do Porto e de Matosinhos, cerca de 500 atletas, 180 batismos de surf oferecidos, 120 alunos no surf adaptado, 80 participantes em workshops e 30 empresas envolvidas”, de acordo com dados divulgados pela organização, a Wave Series, que se realiza pelo quatro ano consecutivo, assume-se como um polo dinamizador “da promoção da Frente Atlântica e das praias do Porto e de Matosinhos como destino privilegiado a norte para a prática do surf”, enfatiza.

Dos 12 aos 45 anos. O surf é para todos

Praia de Matosinhos, Leça e Praia Internacional do Porto são os palcos de ação nos próximos meses da Wave Series Porto & Matosinhos, evento que foi apresentado hoje, 27, em conferência de imprensa, no Posto de Turismo de Matosinhos.

O Rip Curl GromSearch dará o pontapé de saída da edição 2019, nos dias 9 e 10 de março (Porto, Leça ou Matosinhos). A celebrar 20 anos da competição que nasceu em Torquay, Austrália destinadas aos surfistas mais jovens (dos sub-12 a sub-16) e onde despontaram as atuais estrelas mundiais, Gabriel Medina e téphanie Gilmore, terá este ano, na Europa, finais regionais que decorrem em França, Portugal, Grã-Bretanha e Espanha, o mesmo ocorrendo Brasil, Austrália, Indonésia, África do Sul, Nova Zelândia e EUA. A finalíssima será disputada “na primavera de 2020”, de acordo com o site da marca de surf.

O Open e Master Cup (competição para mais de 45 anos), 12 e 13 de outubro, na praia Internacional ou Leça, encerra a edição 2019. Destaque, a nível competitivo, para a Renault Porto Pro, etapa da Liga MEO, de 17 a 19 de maio, evento que reunirá os melhores surfistas portugueses.