Após seis dias no mar, a competição está tão renhida entre as cinco melhores equipas, que o menor dos ganhos ou perdas podem fazê-los subir ou descer nas classificação. Este foi certamente o caso na segunda-feira, enquanto o Vestas 11th Hour Racing passou para a liderança, o Dongfeng Race Team, líder durante os primeiros cinco dias, passou para o quarto lugar.
A equipa da MAPFRE ocupou o primeiro lugar, mas às 1300 UTC estava em quinto, enquanto Turn the Tide on Plastic passou para segundo lugar. Na realidade, os cinco melhores estão lado-a-lado, apenas seis milhas a separá-los em termos de distância até ao final, e o motivo para a reordenação é o posicionamento lateral de cada equipa.
Como o barco mais ocidental da frota, o Vestas 11th Hour Racing está mais próximo do próximo waypoint do que qualquer outro. Mas se essa é a melhor posição tacticamente, ainda está por saber. Dongfeng é o barco mais a leste da frota, com MAPFRE, Turn the Tide on Plastic e o AkzoNobel a oeste deles.
Com a previsão atual, a frota enfrenta umas centenas de milhas de ventos ligeiros através dos Doldrums, caracterizados por nuvens, tempestades, trovões e rajadas que podem aparecer sem aviso prévio. A rota mais direta para Hong Kong seria via um rumo mais noroeste, mas para as sete equipas, a chave para o sucesso reside na rapidez com que consigam escapar das “garras” dos Doldrums.
Isso significa dirigir-se para norte o mais rápido possível, chegar aos ventos alísios do nordeste, e apanhar melhores e mais estáveis ventos, como apontam as previsões.
As próximas 36 horas são provavelmente cruciais para a etapa de 6.000 milhas - e, em última instância, poderão determinar o pódio da 4ª etapa, apesar de ainda haver mais de 3.000 milhas para navegar.
“Após o pôr-do-sol acabámos de ter um reinício total da etapa", disse Luke Molloy, do AkzoNobel. "Vestas, MAPFRE, Dongfeng e o Azko estão todos agrupados com Turn the Tide on Plastic não muito atrás. "O momento é intenso, podemos deitar tudo a perder ou ganhar na próxima hora".
O tripulante do Vestas 11th Hour Racing, Tom Johnson, acrescentou: "Todos tiveram hipóteses de liderar neste grupo da frente. Só temos que fazer a tática certa, apanhar a nuvem certa, conseguir avançar e está tudo pronto para ganhar ".
Enquanto decorre a batalha pelo primeiro lugar, a equipa do Brunel na sexta posição, cerca de 20 milhas a sul do grupo líder, tiveram outras coisas para fazer além de competir, quando foram apanhados por uma tempestade elétrica particularmente violenta. "A brisa estável mudou instantaneamente e antes que soubéssemos o que se ia passar", revelou Bouwe Bekking. "Então um grande relâmpago atingiu-nos tão perto, que as faíscas estavam na voar no mastro e nos brandais. Rome [Kirby], que estava ao leme, estava deitado no convés apenas pelo choque do som maciço". Nenhum dos tripulantes ficou ferido, e milagrosamente, a electrónica do barco sobreviveu intacta.
4ª etapa - Classificação geral - Segunda 8 de janeiro (Dia 7) - 13:00 UTC
1 - Vestas/11th Hour Racing - distância até ao final - 3.362,02 milhas náuticas
5 - Turn the Tide on Plastic +1,96 milhas náuticas
3 - AkzoNobel +3,47
1 - Dongfeng Race Team +5,75
3 - Mapfre +6,09
6 - Team Brunel +9,58
7 - Sun Hung Kai / Scallywag +33,07
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