Em Leiria, o maliano Marega adiantou o conjunto de Sérgio Conceição, aos 79 minutos, mas o avançado ‘leonino’, entrado aos 78, logrou a reviravolta, com tentos aos 86 e 90+4, colocando os comandados de Rúben Amorim na final.
A equipa ‘verde e branca’ soma agora dois triunfos e três igualdades face ao FC Porto na Taça da Liga, que os ‘azuis e brancos’ nunca ganharam, sendo que ‘transformou’ dois dos empates em vitórias em desempates por grandes penalidades.
Os ‘leões’ já tinham eliminado os ‘dragões’ em duas meias-finais, por 4-1 em Alvalade, em 2008/09, e por 4-3 nos penáltis, após 0-0 nos 90 minutos, em 2017/18, em Braga, cidade onde também triunfaram na ‘lotaria’, por 3-1, na final de 2018/19, nesta última ocasião depois de 1-1 no tempo regulamentar.
Além destas três ‘finais’, os dois conjuntos encontraram-se na primeira jornada do Grupo B da terceira fase da edição de 2013/14, em casa dos ‘leões’, num embate que terminou como começou, com uma igualdade sem golos.
Esse primeiro encontro aconteceu em 04 de fevereiro de 2009, em Alvalade, onde o FC Porto, de Jesualdo Ferreira, atuou de início com apenas um titular do jogo anterior, enquanto o Sporting, de Paulo Bento, levou o jogo mais a ‘sério’.
O resultado foi uma vitória clara dos ‘leões’, com ‘bis’ do argentino Romagnoli, de penálti, e outro do brasileiro e ex-portista Derlei, depois de, logo aos 10 minutos, o marroquino Tarik Sektioiu dar vantagem aos forasteiros.
Perante escassos 17.748 espetadores, o Sporting garantiu um lugar na final da Taça da Liga, que perderia, no Algarve, face ao Benfica, no desempate por grandes penalidades (2-3, após 1-1 nos 90 minutos).
‘Leões’ e ‘dragões’ defrontaram-se pela segunda vez em 2013/14, empatando a zero em Alvalade, em encontro da primeira jornada da fase de grupos, a 29 de dezembro de 2013.
A igualdade, que teve como principal responsável o guarda-redes forasteiro Fabiano, acabou por ser favorável ao FC Porto, que viria a vencer o Grupo B com mais um golo marcado do que o Sporting (7-2 contra 6-1). E polémica na última ronda.
Os ‘dragões’ seguiram para as meias-finais, nas quais cairiam em casa perante o Benfica, ao perderem por 4-3 no desempate por grandes penalidades, depois de 0-0 nos 90 minutos.
Na época 2018/19, o embate, a contar para as meias-finais, disputou-se em Braga, e, pela segunda vez consecutiva, chegou ao final do tempo regulamentar sem golos.
O apuramento para a final fez-se no desempate por penáltis, com o Sporting a impor-se por 4-3, num duelo que se decidiu no ‘mata-mata’: com 3-3 no marcador, após cinco pontapés para cada lado, Brahimi atirou ao ‘ferro’ e Brian Ruiz não perdoou.
Na época seguinte (2018/19), os dois clubes voltaram a encontrar-se na ‘pedreira’, agora na final, e o desfecho foi o mesmo, o triunfo do Sporting no desempate por grandes penalidades, agora por 3-1, após 1-1 nos 90 minutos.
O FC Porto adiantou-se já perto do final, aos 79 minutos, pelo brasileiro Fernando Andrade, mas, aos 90+2, o holandês Bas Dost restabeleceu a igualdade, numa grande penalidade ‘oferecida’ pelo espanhol Óliver Torres.
Nos penáltis, Alex Telles ainda marcou o primeiro penálti portista, mas, depois, Éder Militão atirou ao lado, Renan Ribeiro parou o remate de Hernâni e Felipe acertou na barra, com Bas Dost, Bruno Fernandes e Nani a marcarem pelo Sporting, que só falhou uma tentativa, por Coates (atirou por cima da barra).
Hoje, em Leiria, no quinto duelo, o FC Porto parecia lançado para quebrar o ‘enguiço’, quando o maliano Marega inaugurou o marcador, aos 79 minutos, mas, na parte final, o suplente Jovane Cabral, ‘à Romário’, manteve a tradição.
Comentários