Os ‘merengues’, que na época passada conquistaram o 12.º troféu da Liga dos Campeões da sua história, ao baterem a Juventus na final, vão defender o título mais importante do futebol europeu, contando para isso com o contributo do internacional português Cristiano Ronaldo, melhor marcador da última edição, com 12 tentos.
No grupo H, a equipa liderada por Zinedine Zidane vai reencontrar os alemães do Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, depois dos dois embates da época passada, que terminaram ambos 2-2, além do Tottenham, que continua a mostrar argumentos em Inglaterra, e o modesto APOEL Nicósia.
Já o campeão inglês Chelsea está de regresso às provas europeias, depois da ausência na temporada passada, e logo num grupo C em que terá como principais oponentes os espanhóis do Atlético de Madrid e os italianos da Roma, bem como o estreante Qarabag.
Se no grupo B, Bayern de Munique, de Renato Sanches, e Paris Saint-Germain, agora com Neymar, são os grandes candidatos à passagem aos ‘oitavos’, perante a oposição de Anderlecht e Celtic, também no grupo F o Manchester City, de Bernardo Silva, e o Nápoles têm vantagem teórica sobre o Shakhtar Donetsk, comandado por Paulo Fonseca, e o Feyenoord.
No grupo E, o Liverpool, proveniente do ‘play-off’, é o grande favorito ao primeiro lugar, enquanto Sevilha e Spartak de Moscovo vão lutar pela segunda vaga, num agrupamento no qual estão igualmente inseridos os eslovenos do Maribor.
Já no que diz respeito às equipas portuguesas, o Sporting, que estava incluído no pote 4, sabia de antemão que corria alguns ‘perigos’, o que veio a confirmar-se. Após terem enfrentado Real Madrid e Borussia Dortmund na temporada transata, os ‘leões’ viram agora calhar-lhes em sorte os todo-poderosos Juventus e FC Barcelona, além do hegemónico campeão grego, Olympiacos.
Quanto ao tetracampeão nacional, Benfica, terá pela frente o detentor da Liga Europa, Manchester United, formação orientada por José Mourinho e que conta nas suas fileiras com os ex-benfiquistas Lindelöf e Matic. O grupo das ‘águias’ completa-se com o campeão suíço, Basileia, e com os russos do CSKA de Moscovo.
Por fim, o FC Porto viu o sorteio proporcionar-lhe vários reencontros com alguns ex-jogadores ‘azuis e brancos’. O Besiktas, de Pepe e Quaresma, e o Mónaco, de Leonardo Jardim, João Moutinho e Falcao, vão lutar com os ‘dragões’ pela passagem à fase seguinte, ainda que o estreante Leipzig tenha uma palavra a dizer, depois de ter surpreendido na última Liga alemã.
A fase de grupos da Liga dos Campeões arranca a 12 de setembro e termina a 06 de dezembro, sendo que os dois primeiros classificados de cada grupo qualificam-se para os oitavos de final e os terceiros são relegados para os 16 avos de final da Liga Europa.
A final realiza-se a 26 de maio de 2018, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.
Comentários