Com início às 19:00 em Doha, no Qatar [17:00 em Lisboa], o sorteio determina que equipas vão defrontar Portugal. A equipa treinada por Fernando Santos, que ocupa o oitavo lugar do ranking da FIFA, tem o privilégio de integrar o pote dos cabeças de série, apesar de ter assegurado a presença na fase final da prova, após ultrapassar os playoffs da zona europeia.
Grupo A
- Qatar
- Equador
- Senegal
- Países Baixos
Grupo B
- Inglaterra
- Irão
- EUA
- Playoff Europeu (País de Gales, Escócia ou Ucrânia)
Grupo C
- Argentina
- Arábia Saudita
- México
- Polónia
Grupo D
- França
- Playoff 1 (Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru)
- Dinamarca
- Tunísia
Grupo E
- Espanha
- Playoff 2 (Nova Zelândia ou Costa Rica)
- Alemanha
- Japão
Grupo F
- Bélgica
- Canadá
- Marrocos
- Croácia
Grupo G
- Brasil
- Sérvia
- Suíça
- Camarões
Grupo H
- Portugal
- Gana
- Uruguai
- Coreia do Sul
Portugal já sabe que joga com o Gana a 24 de novembro, com o Uruguai a 28 de novembro e com a Coreia do Sul a 2 de dezembro.
À partida já se sabia que Portugal ia evitar as seis seleções mais bem colocadas no ranking da FIFA — Brasil (campeão em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), Bélgica, França (1998 e 2018), Argentina (1978 e 1986) Inglaterra (1966) e Espanha (2010) — além do Qatar, organizadores do torneio.
Também era sabido à partida que seleções da mesma confederação não podem calhar no mesmo grupo — a única exceção são as equipas da UEFA, na Europa, sendo que podem calhar duas no mesmo grupo.
Por exemplo, calhando a Argentina no Grupo C e o Brasil no Grupo G, o Uruguai não podia calhar em nenhum dos dois.
O sorteio conta com a presença de 2.000 convidados, sendo liderado por Carli Lloyd, Jermaine Jenas e Samantha Johnson, auxiliados por antigos jogadores como Cafú (Brasil), Lothar Matthaus (Alemanha), Adel Ahmed MalAllah (Qatar), Ali Daei (Irão), Bora Milutinovic (Sérvia), Jay-Jay Okocha (Nigéria), Tim Cahill (Austrália) e Rabah Madjer (Argélia), antigo jogador do FC Porto.
Entretanto, já foi revelada a mascote deste torneio. Chama-se La'eeb e é um keffiyeh, um adorno usado na cabeça em muitos países do mundo islâmico — onde, claro, se inclui o Qatar.
Comentários