O futebolista argentino, que já havia marcado desta forma em Las Palmas, na quinta-feira, decidiu o embate com o seu 24.º golo na prova, colocando o ‘Barça’ com oito pontos de avanço sobre os ‘colchoneros’, rumo ao sétimo título em 10 anos.
Os catalães, que já tiveram 11 pontos à maior sobre o Atlético de Madrid, mas viram a margem reduzir para cinco após cederem três empates em cinco jogos, dominaram por completo a primeira parte, perante um adversário na expectativa, como se esperava.
O ‘Barça’ sentia problema para criar ocasiões de perigo, mas, aos 26 minutos, Messi ganhou um livre à entrada da área e, com a sua classe ímpar, bateu o ex-benfiquista Oblak, colocando a bola junto ao ângulo superior esquerdo do eslovaco.
O argentino apontou o seu 24.º tento na prova, reforçando a liderança dos marcadores, o 28.º em 36 embates com os ‘colchoneros’, e o 600.º da carreira, apenas entre as equipas principais de FC Barcelona e Argentina, em 746 jogos.
Em vantagem, os anfitriões controlaram o encontro até ao intervalo, sempre mais perto da área contrária, mesmo com a baixa de Iniesta, que sofreu uma lesão muscular e teve de ser substituído aos 35 minutos, pelo português André Gomes.
Após o intervalo, o Atlético entrou mais agressivo e, aos poucos, foi-se instalando no meio campo contrário, também face às alterações de Diego Simeone, que fez entrar Correa, Gameiro e Lucas Hernández, tirando Vrsaljko, Gabi e Filipe Luis.
Os ‘colchoneros’ não conseguiram, porém, criar uma única ocasião flagrante de golo, enquanto o FC Barcelona, com mais espaço, poderia ter aumentado a vantagem, nomeadamente por Sergio Busquets, aos 78 minutos, e Luis Suárez, aos 90+1.
O ‘Barça’ não chegou, porém, ao segundo e teve de sofrer até final, notando-se algum desgaste, provavelmente face ao curto tempo de recuperação, já que a equipa jogou na noite de quinta-feira, em Las Palmas.
Com este triunfo, o FC Barcelona, única equipa invicta nos principais campeonatos europeus (21 vitórias e seis empates), passou a somar 69 pontos, contra 61 do Atlético e 54 do Real Madrid, que no sábado bateu em casa o Getafe por 3-1.
No outro encontro já hoje realizado, o Levante empatou 1-1 na receção ao Espanyol, vendo o seu treinador ser demitido.
Comentários