Os dois emblemas comandados por treinadores portugueses aparecem como os principais favoritos à vitória nesta nova competição da UEFA, que conta com os clubes de países pouco ou nada habituados as estas ‘andanças’, como Estónia, Finlândia, Gibraltar, Arménia, Azerbaijão e Cazaquistão.
Frente a adversários búlgaros, noruegueses e ucranianos, a Roma, de Mourinho, tem tudo para ‘limpar’ o Grupo C e assegurar o primeiro lugar, enquanto o Tottenham, responsável pela ausência do Paços de Ferreira, pode encontrar mais dificuldades no Grupo G.
Rennes e Vitesse prometem complicar a vida do técnico português Nuno Espírito Santo, com os eslovenos do Mura a aparecerem como ‘outsiders’.
O Grupo E promete ser um dos mais disputados, com o Feyernoord, de João Carlos Teixeira, a ter pela frente o Union Berlim, o Sparta Praga e o Maccabi Haifa.
O PAOK Salónica, de Vieirinha e Nelson Oliveira, ficou colocado no Grupo F com Copenhaga, Slovan Bratislava e Lincoln Red Imps, de Gibraltar.
O Omonia, do Chipre, clube em que atua o português Kiko, vai encontrar o Basileia, o Kairat, do Cazaquistão, e o Karabakh, do Azerbaijão, no Grupo H.
Destaque ainda para o Partizan Belgrado, ‘carrasco’ do Santa Clara, que foi sorteado no Grupo B com FC Flora, da Estónia, Gent, da Bélgica, e Anorthosis, do Chipre.
A final da primeira edição da Liga Conferência Europa vai decorrer em 25 de maio, na Arena Kombetare, em Tirana.
Comentários