A equipa portuense abre a ronda, na sexta-feira, ao receber o recém-promovido Portimonense, 13.º classificado, enquanto os ‘leões’ visitam no sábado o reduto do Moreirense, 16.º, no mesmo dia em que o rival lisboeta, apenas quarto da tabela, defronta em casa o Paços de Ferreira, 11.º posicionado.
A última visita da equipa algarvia ao estádio do Dragão aconteceu há quase sete anos e saldou-se por uma vitória dos ‘dragões’, o único desfecho registado no recinto do FC Porto nos 19 confrontos entre as duas equipas, em todas as competições.
O treinador Sérgio Conceição poderá apenas ter de prescindir do defesa Alex Telles e do médio André André, ambos lesionados, para a partida com o Portimonense, que sofreu três derrotas em outros tantos jogos na condição de visitante.
O Moreirense, em contrapartida, ainda não venceu perante os seus adeptos — ainda que tenha apenas disputado dois jogos -, mas o Sporting tem-se revelado muito convincente fora de casa, com destaque para a goleada por 5-0 em Guimarães.
A equipa orientada por Jorge Jesus vai apresentar-se na máxima força, depois de ter poupado todos os habituais titulares no jogo da Taça da Liga, com o Marítimo (0-0), e com vontade de chegar com o ‘pleno’ de pontos ao embate com o FC Porto, na próxima ronda.
Sem qualquer vitória nos últimos três jogos e com apenas um triunfo nas derradeiras cinco partidas – no campeonato, Liga dos Campeões e Taça da Liga –, o Benfica procura regressar aos êxitos na receção ao Portimonense e reduzir o atraso de cinco pontos para o duo da frente.
Tal como o homólogo do Sporting, o treinador ‘encarnado’, Rui Vitória, também abdicou de vários jogadores influentes no encontro de quarta-feira, para a ‘inconveniente’ Taça da Liga, frente ao Sporting de Braga, que terminou empatado 1-1.
Em busca do inédito pentacampeonato, o Benfica está proibido de perder mais pontos e vê-se, inclusive, na necessidade de ultrapassar o Marítimo, atual terceiro classificado, contando para isso com o avançado brasileiro Jonas, melhor marcado da I Liga, com sete golos.
Os insulares enfrentarão uma tarefa complicada no domingo, no reduto do Guimarães, nono colocado, que procura recuperar de um início de época a ‘meio gás’, tal como o Braga, rival minhoto, que ocupa a sexta posição e joga no mesmo dia em Tondela.
O Rio Ave, quinto da classificação, pode capitalizar eventuais deslizes da concorrência na visita ao Desportivo das Aves, a outra equipa promovida nesta época ao escalão principal, que ocupa o último lugar, em igualdade pontual com o Desportivo de Chaves, próximo adversário do Estoril-Praia.
A sétima jornada, que contempla ainda o embate entre o Feirense e Belenenses, fica concluída na segunda-feira, com o jogo entre o Vitória de Setúbal e o Boavista, no rescaldo da surpreendente vitória sobre o Benfica, por 2-1.
Programa da sétima jornada da I Liga:
Sexta-feira, 22 set:
FC Porto — Portimonense, 20:30 (Sport TV)
Sábado, 23 set:
Estoril-Praia – Desportivo de Chaves, 16:00 (Sport TV)
Moreirense — Sporting, 18:15 (Sport TV)
Benfica – Paços de Ferreira, 20:30 (BTV)
Domingo, 24 set:
Feirense — Belenenses, 16:00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães — Marítimo, 16:00 (Sport TV)
Tondela – Sporting de Braga, 18:00 (Sport TV)
Desportivo das Aves – Rio Ave, 20:15 (Sport TV)
Segunda-feira, 25 set:
Vitória de Setúbal — Boavista, 20:00 (Sport TV)
Comentários