Jornalista irrequietamente multimedia. Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social e a tentar sobreviver a um mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nomeado, nos Podes 2021, para o prémio de melhor podcast narrativo com a série “A Ponte”. Co-autor da reportagem “As mulheres ciganas existem. E resistem”, vencedora de uma menção honrosa da associação Corações com Coroa e distinguida no Festival Política, em 2018. Trabalha o mundo a partir do Porto.
Um desfalque, um abandono, uma greve, um encerramento e uma revolta. A Cervejaria Galiza, no Porto, atravessa tempos conturbados: depois de a proprietária tentar encerrar o espaço pela calada da noite, os trabalhadores uniram-se para manter a casa aberta. Das tertúlias aos consultores; dos investido
O muro de Berlim caiu na noite de 9 de novembro de 1989. Mas as barreiras persistem: na Alemanha, como aqui, deixaram de ser físicas para ser invisíveis.
Eles escreveram, eles foram e são lidos. São estudados, são citados. Eles celebram o seu centenário entre estes primeiros dias do mês de novembro — assim, no presente, porque é preciso resistir “um pouco mais à morte que é de todos e virá” e, mesmo que se morra, “o poema encontrará uma praia onde qu
As recentes alterações na faixa de rodagem das avenidas do Brasil e de Montevideu, na zona ocidental do Porto, têm motivado críticas. Algumas imagens mostram que o estreitamento das vias está a complicar a vida ao trânsito, sobretudo aos autocarros, mas a autarquia defende que o estreitamento é inte
Os Estados Unidos andam a ouvir as conversas do mundo. Foi mais ou menos assim que em 2013 vários jornais revelaram os dados que lhes foram dados por um ex-funcionário do governo norte-americano. Ainda em fuga, Edward Snowden falará hoje por videoconferência na abertura da Web Summit.
O Porto tem uma sala renovada para receber eventos. Os oito mil lugares do Super Bock Arena — Pavilhão Rosa Mota são bem-vindos, mas o nome do espaço tem gerado polémica, com a atleta e a oposição de Rui Moreira a faltarem à cerimónia de inauguração.
Anda a terminar mais uma temporada da arte. Arte Xávega, chamou-lhe um decreto, essa arte de pescar o peixe indo os homens da praia para o mar, galgando as ondas para deixar as redes. Esta é a história de um pescador que pesca, de um peixe que foi pescado, de uma peixeira que vende e de um patrão qu
Um norueguês persa num salão árabe do Porto. Hooman Sharifi veio ao Palácio da Bolsa partilhar os sonhos que mantêm vivos os mortos — entre o silêncio e o escuro; o cheiro e a música; o corpo e a mente.
O Andante está mais barato desde abril. A redução do preço das assinaturas mensais encheu os transportes do Porto. Metros e autocarros andam “à pinha”, tal como a paciência dos utentes, que está cheia dos transportes que passam e os deixam em terra.