Só no distrito de Aveiro, 66 empresas encerraram as linhas de produção devido ao Covid-19, afetando 1897 trabalhadores, de acordo com dados reportados pela Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA) à Confederação Empresarial de Portugal (CIP) na semana passada.
O estado de emergência pode ter vantagens e desvantagens, mas nesta equação o que está em causa não são os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, mas a forma como o governo vai liderar a crise e as medidas que tomará para evitar o pior. Agora e quando a pandemia passar.
O SARS-CoV-2 é mau, mas há bem pior. São responsáveis por doenças com que a humanidade aprendeu a sobreviver e muitos já foi possível erradicar. Tem sido essa a batalha da ciência.
Há pacientes que esperam quase 48 horas pelo resultado do teste ao Covid-19. A queixa é recorrente e os relatos são diversos. Afinal, quem faz o teste e qual a capacidade instalada em Portugal?
Esta é a história de como uma aluna em falso isolamento pode propagar a doença e deixar centenas de famílias em pânico. Aconteceu nos Salesianos de Lisboa que a partir de amanhã suspendem as aulas presenciais na escola.
A iniciativa é da ministra italiana da Inovação e Digitalização Tecnológica, Paola Pisano, com o apoio técnico da Agência para a Itália Digital, e tem como objectivo reduzir o impacto social e económico do Coronavírus através de soluções e serviços inovadores.
Escolas, museus, restaurantes e centros comerciais fechados. Quem pode fica a trabalhar em casa, "o metropolitano está vazio às 09h00 da manhã". Evita-se o contacto para controlar o contágio. E entre a necessidade e a histeria, esvaziaram-se prateleiras de supermercados. É a vida a "meio gás" relata
Na sequência de um vídeo publicado por Mário Machado, e exposto pelo ex-líder da Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, na sua conta de Twitter, André Ventura veio demarcar-se das declarações do líder do movimento extremista Nova Ordem Social, em que garante aos seus apoiantes reserva da sua id
Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye. Assim acabou um amor que, ao contrário daquele que cantava José Cid, sempre teve fronteiras e barreiras. Mas ainda há quem mantenha a esperança de uma reconciliação.
São 150 os processos de dívida à Faculdade de Letras da UL que estão já em execução fiscal. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, coloca a hipóteses de mudar o papel da Autoridade Tributárias nestes processos.
Francisco Rodrigues dos Santos quer voltar aos dois dígitos de Paulo Portas com ideias antigas e pessoas novas. A geração agora no poder é muito mais conservadora, nomeadamente no que toca à moral e aos "bons" costumes. Resta saber se isto é mesmo "sexy".
Impávido e imune a apupos e palmas, o Labrador foi quase tão apaparicado no 28.º Congresso do CDS como Francisco Rodrigues dos Santos, o novo líder do partido.
João Gonçalves Pereira, que deverá substituir Assunção Cristas na Assembleia da República, quer combater a abstenção e diz que o CDS deve tomar a dianteira do processo.
Adolfo Mesquita Nunes, ex-dirigente do CDS-PP, tinha planeado falar ao congresso sobre união. A emoção falou mais forte e, depois da vaia a António Pires de Lima, insurgiu-se.
O que fazer a Assunção Cristas? Chicão é peremptório: "Convidá-la a ser uma militante ativa e, se possível, representar o partido em futuras eleições onde já provou conseguir óptimos resultados eleitorais".
O candidato à liderança dos centristas diz que casos como o da agressão ao motorista não podem acontecer em Portugal. "É preciso mudar tudo, e essa mudança tem de começar primeiro pelo CDS".
"CDS! CDS! CDS! CDS!", entusiasmam-se quase pela primeira vez congressistas e convidados. Francisco Rodrigues dos Santos, Chicão, candidato a líder do CDS, subiu ao palco e recebeu o maior aplauso - vários aplausos - da manhã ao longo dos dez minutos em que apresentou a moção: "Voltar a creditar".
João Gonçalves Pereira, que deverá substituir Assunção Cristas na Assembleia da República, quer combater a abstenção e diz que o CDS deve liderar esta matéria.
Eram onze horas e nove minutos, uma hora depois do previsto, quando abriu o microfone no 28.º Congresso do CDS-PP: "Bom dia, senhores congressistas, agradeço que se sentem nas mesas de trabalho, e sublinho trabalho, para dar início às actividades", ouviu-se.
Saiba o que esperar do CDS se João Almeida, deputado, for eleito líder do partido este fim-de-semana. Para começar, no combate político quer acabar com a descentralização prevista pelo PS e obrigar o parlamento a discutir as decisões europeias.