O encerramento do Uriminzokkiri, que costumava publicar vídeos exaltando os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte ou elogiando o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, foi confirmado neste sábado.
"Esta conta foi fechada por violar as regras da comunidade do YouTube", informava a plataforma de vídeos.
O YouTube não explicou o motivo exato para fechar a conta, nem por quanto tempo vai continuar fechada.
Investigadores académicos recorrem a vídeos oficiais do canal, em que são exibidos lançamentos de mísseis ou Kim Jong-Un visitando fábricas, para tentar entender os progressos do país nos seus programas de armamentos.
"O acompanhamento e a reconstrução digital de acontecimentos será mais complicada agora que a conta foi eliminada", declarou o analista de imagens de satélite baseado em Washington Scott Lafoy ao site NK News.
O canal cumpria um papel de propaganda para a Coreia do Norte. As redes sociais do Uriminzokkiri, no entanto, continuavam ativas este sábado.
Esta não é a primeira vez que o YouTube toma ações contra a propaganda norte-coreana. Em novembro de 2016, a plataforma de vídeos fechou o canal Korean Central TV1, propriedade do Estado norte-coreano. Outros canais, como Chosun TV, NK Propaganda e KCTV Stream, também foram fechados, segundo o NK News.
Comentários