Em comunicado, o executivo comunitário explica que nesta reunião inédita, que “eleva a parceria União Europeia (UE)-ONU a outro nível”, a Comissão Europeia e as Nações Unidas discutirão “os principais desafios enfrentados pela ordem multilateral e as áreas prioritárias de ação no atual contexto internacional, em particular a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.
Ainda de acordo com Bruxelas, a Comissão e a ONU discutirão “como a parceria UE-ONU pode ajudar a abordar áreas decisivamente prioritárias como a segurança alimentar, a ação climática e a proteção da biodiversidade, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a cooperação digital”.
“O mundo está num ponto de inflexão importante. A guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia está a prejudicar a ordem internacional e a economia global. É uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas, com consequências que vão além da Ucrânia e da Europa. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a ONU para defender o multilateralismo, que é a melhor proteção contra o ‘direito de poder’, e para enfrentar as necessidades prementes do mundo”, comentou hoje Von der Leyen, antecipando o ‘retiro’ nova-iorquino.
No final dos trabalhos, Von der Leyen e António Guterres deverão dar uma conferência de imprensa, sexta-feira ao final da tarde em Nova Iorque.
Comentários