
A situação, confirmada hoje pela Lusa, tem sido denunciada pela população, com relatos nas redes sociais sobre a impossibilidade de efetuarem pagamentos com cartão de débito ou aceder à página de Internet para realizar transferências.
"Hoje estive no supermercado, queria comprar água, plátanos (banana tropical), sal, café, massa e açúcar, mas o cartão não passou (funcionou). O terminal de pagamentos dizia que o emissor não respondia", explicou a lusodescendente Elizabeth Vieira, em declarações à agência Lusa.
Queixa-se que "desde a passada quinta-feira que o cartão não funciona", o mesmo acontecendo com a central telefónica, pelo que "não há como comunicar-se" com o banco.
"Não tenho nada de água em casa, porque falhou o serviço, desde o apagão. A luz está a chegar por 'ratos' (períodos curtos de tempo) e sobe e desce, temos que manter as coisas apagadas para não avariar. Está-se quase a acabar a comida que tenho em casa e mesmo com dinheiro na conta não posso usar para comprar nada", desabafou.
Vários comerciantes explicaram à agência Lusa que não estavam a aceitar pagamentos com os cartões do Banco Plaza, porque a instituição estava fora de serviço. Acrescentaram que no último fim de semana vários bancos apresentaram problemas, mas que apenas aquela instituição continua inoperacional.
Vários utilizadores recorreram a mensagens na rede Twitter para tentar obter respostas sobre a situação.
"Senhores Banco Plaza, que acontece com a plataforma? Necessito fazer compras e não tenho podido. Por favor agilizem a gestão", escreveu Richie Teixeira.
Por outro lado, Jennifer Arias advertia o banco que "o serviço 'online' não funciona": "Como podemos ter acesso ao nosso dinheiro? Ninguém responde, por favor, urgente", frisou.
Algumas das dezenas de mensagens foram enviadas com cópia à Superintendência das Instituições do Setor Bancário, organismo que supervisiona o funcionamento da banca na Venezuela.
A Venezuela está às escuras desde a última quinta-feira, na sequência de uma avaria na central hidroelétrica de El Guri, a principal do país, que afetou ainda dois sistemas secundários e a linha central de transmissão.
Na segunda-feira, o Governo venezuelano suspendeu as atividades laborais e escolares por 24 horas, período entretanto renovado por mais 24 horas.
Em Caracas, a eletricidade está a chegar a vários bairros, mas de forma intermitente.
O apagão afetou as comunicações fixas e móveis, os terminais de pagamentos e o acesso à Internet.
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