E se o nosso melhor amigo pudesse viver mais tempo? Este é o desejo de muitos que gostavam de ter o seu cão por perto durante muitos mais uns anos.

Foi a pensar nestas pessoas que nasceu a Loyal em 2019 – uma startup americana focada na longevidade canina e que acaba de angariar 22 milhões de dólares, somando agora um total de 150 milhões de dólares.

Como se chega ao número de 520 mil milhões de euros?

  • Os programas da UE apoiaram startups europeias com 12 mil milhões de euros.
  • As startups que foram alvo desse investimento angariaram adicionalmente 70 mil milhões de euros em capital de risco.
  • Nestas rondas de investimento, as startups visadas conseguiram uma avaliação total de mercado de cerca de 520 mil milhões de euros.
  • Este valor representa 10% de todas as startups apoiadas por capital de risco na Europa.

O primeiro produto da Loyal já seguiu caminho e espera aprovação. Chama-se LOY-002 e trata-se de um comprimido para cães com 10 anos ou mais e peso acima de 6,3 kg.

O medicamento atua na disfunção metabólica, um dos principais fatores do envelhecimento, reduzindo o risco e a gravidade de doenças relacionadas com a idade dos cães. O LOY-002 já cumpriu a exigência da FDA (a agência norte-americana da saúde) de “expectativa razoável de eficácia”, um passo importante rumo à aprovação.

A startup canina, não quer ficar por aqui, está também a desenvolver dois novos produtos o LOY-001 e o LOY-003, o primeiro é uma injeção de longa duração e o segundo um  comprimido diário. Estão a ser pensados principalmente para o uso em cães de raças grandes, que costumam viver metade do tempo de cães mais pequenos.

Assim que estes produtos estiverem aprovados pela FDA, a Loyal quer começar a comercializá-los através de prescrições veterinárias.

A CEO da Loyal, Celine Halioua acredita acredita que sim: “Os cães e os seus donos compartilham fatores ambientais e, às vezes, até a mesma dieta. Isto significa que as doenças do envelhecimento podem ser semelhantes. Por isso, estudar o prolongamento da vida dos cães pode trazer insights para a longevidade humana”.

Os americanos gastaram no ano passado cerca de 150,6 mil milhões de dólares com os seus cães, o que leva a que muitas startups estejam a atrair-se cada vez mais pelo tema da longevidade e da saúde animal.

Prova disso são os casos de sucesso como:

  • A Embark, especializada em testes de DNA para cães e que já levantou 94 milhões de dólares e lançou uma linha de suplementos para saúde canina.
  • A startup alemã Mammaly que aposta exclusivamente em suplementos para renovação celular e proteção contra doenças.
  • A MavenPet startup nacional que criou uma coleira inteligente para a deteção precoce de problemas de saúde em animais.
  • A Barkyn um serviço nacional de subscrição para animais de estimação que integra alimentação personalizada e veterinário à distância.