
A vítima mortal é um trata-se de um português de 69 anos. "Um civil que interveio morreu ", disse a Procuradoria Nacional Antiterrorismo em comunicado, citada pelo jornal francês Le Figaro. Foi aberta uma investigação por homicídio relacionada com terrorismo e tentativa de homicídio de pessoas em posição de autoridade.
Outros três polícias municipais ficaram levemente feridos no ataque na cidade de Mulhouse.
O crime foi supostamente cometido por um homem de 37 anos que está numa lista de vigilância de prevenção do terrorismo, declarou o promotor Nicolas Heitz à AFP.
O ataque ocorreu pouco antes das 16h00 hora local (15h00 em Lisboa), à margem de uma manifestação de apoio à República Democrática do Congo, que enfrenta uma ofensiva, no leste, do movimento armado M23, apoiado pelo Ruanda.
Segundo o jornal regional Les Dernières Nouvelles d'Alsace, o ataque ocorreu entre a Praça do Mercado e a Rua Lavoisier, onde foi detido o suspeito, um homem nascido em 1987, de nacionalidade estrangeira e expulso de França.
O canal BFMTV indicou que, enquanto se aguarda a determinação das motivações para este acontecimento, a Procuradoria de Mulhouse está a trabalhar em conjunto com a Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT).
O jornal Le Figaro diz que o suspeito gritou "Allahu Akbar (Deus é Grande)" durante o ataque.
*Com Lusa e AFP
Comentários