
Uma investigação preliminar em Espanha ao incidente elétrico da passada segunda-feira que mergulhou a Península Ibérica num corte de energia revela que foi detetado um terceiro incidente na rede que ocorreu 19 segundos antes do apagão, diz o El País.
As informações divulgadas até agora pelos responsáveis da Red Eléctrica indicam ainda que o sistema conseguiu conter o segundo incidente, uma sobrecarga de energia de grandes dimensões, mas não conseguiu travar o terceiro, que provocou um corte de energia em toda a Península Ibérica durante mais de 10 horas.
Espanha continua a analisar a situação, para identificar a causa e conseguir travar futuros incidentes como o da semana passada.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou na segunda-feira passada Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade e também uma parte do território de França.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.
Na quinta-feira, o Ministério da Saúde português anunciou que ordenou uma averiguação das circunstâncias da morte de uma mulher septuagenária que estava ventilada e que terá morrido, alegadamente, em consequência do apagão.
A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade já tinha anunciado a criação de um comité para investigar as causas do 'apagão' "excecional e grave" que deixou Portugal e Espanha às escuras.
A organização disse que vai "investigar as causas essenciais, elaborar uma análise exaustiva e avançar com recomendações num relatório final" sobre o incidente.
Comentários