
A Ministério das Finanças avançou que estão a trabalhar para recuperar o sistema: “Neste momento, decorrem ainda os trabalhos para repor, assim que possível, o Portal das Finanças e os sistemas informáticos que suportam o atendimento ao público, por forma a garantir a segurança e a normalidade do funcionamento da AT”, dissse fonte oficial, à Lusa.
Como resposta ao facto de os contribuintes estarem sem conseguir aceder ao Portal, o primeiro-ministro Luis Montenegro anunciou que foi decidido alargar até ao final de quarta o prazo para o cumprimento das obrigações que terminaram na segunda, sem qualquer penalidade.
Na mesma resposta à Lusa, o Ministério das Finanças refere que a falha generalizada no abastecimento de energia que afetou o território nacional na segunda-feira “prejudicou o funcionamento dos sistemas informáticos da Autoridade Tributária e Aduaneira”, sem que se tenha, no entanto, “verificado qualquer anomalia quanto à integridade da informação detida pela AT”.
Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Gonçalo Rodrigues, referiu ter testemunhos de colegas de todo o país que não conseguem trabalhar por “não conseguirem fazer login e abrir as aplicações”.
Perante esta situação, o dirigente sindical apela aos contribuintes para que evitem ir esta terça-feira aos serviços de finanças, aguardando que o sistema informático fique totalmente reposto.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11h30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu esta terça-feira de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado
Comentários