No estado de São Paulo, pelo menos 58 pessoas já foram presas e na cidade de Guarajá registou-se uma morte, tal como no Complexo da Penha, onde pelo menos dez morreram.

Ainda esta semana, durante a operação Escudo, em São Paulo, pelo menos 14 morreram e no estado da Bahia, pelo menos 19 suspeitos foram mortos de acordo com a Polícia.

A operação no Guarajá já foi criticada pelo ministro da Justiça brasileira, Flávio Dino, afirmando que a reação polícial não foi proporcional ao crime. Durante uma entrevista no dia de ontem, o governador de São Paulo Tarcisio de Freitas acrescentou que entre os mortos se encontram dois polícias.

A violência no Brasil é comum, com as operações contra as drogas e os gangues nas favelas do Rio de Janeiro a serem muito comuns. De acordo com a correspondente da BBC na América do Sul, o Brasil tem uma das maiores taxa de violência com armas e o medo de segurança é muito elevado, com várias chamadas de atenção também ao comportamento da polícia, estando em causa abuso de direitos humanos.