O Papa Francisco já está em Lisboa, onde irá marcar presença na Jornada Mundial da Juventude, até ao próximo domingo.
As primeiras imagens do pontífice surgiram ainda dentro do avião, onde seguem também vários jornalistas, que o acompanharam desde Roma, num voo que durou quase três horas.
O Papa falou à imprensa ainda dentro da aeronave, manifestando a sua "satisfação" por estar em Portugal para a JMJ. “Muito obrigado pela vossa companhia e pelo vosso trabalho e vou cumprimentar-vos um a um. Obrigado”, disse Francisco, momento antes de iniciar os cumprimentos aos 78 jornalistas, incluindo 11 portugueses, que estavam a bordo do avião da ITA Airways, que partiu do Aeroporto Internacional de Fiumicino, Roma, pelas 08h00 locais (menos uma hora em Lisboa).
Pelas 10h07 Francisco saiu então do avião e pisou solo português, tendo sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa e ainda duas jovens crianças.
João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Ana Catarina Mendes, Ministra-adjunta, e ainda Carlos Moedas, Presidente da Câmara de Lisboa, também estiveram na pequena receção a Francisco em Figo Maduro, assim como outros elementos do clero português.
Está prevista uma cerimónia de boas-vindas na entrada principal do Palácio de Belém, seguida da visita de cortesia ao Presidente da República, às 11h15. O Papa terá honras militares por um batalhão constituído por cadetes-alunos oriundos da Escola Naval, da Academia Militar e da Academia da Força Aérea. Vai ainda ouvir a Banda de Música da Força Aérea e uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida, fundeada no Rio Tejo.
O Papa Francisco vai também ter um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, no Centro Cultural de Belém, às 12h15.
Da parte da tarde desta quarta-feira, o pontífice vai encontrar-se com o primeiro-ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica.
Às 17h30, o Papa estará reunido para rezar vésperas com os bispos, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos.
Comentários