A tomada de posse terá lugar no salão nobre do parlamento regional, no Funchal, às 15:00, refere a nota divulgada pelo executivo.

A presidência do Governo Regional da Madeira (PSD) anunciou na quarta-feira a quarta remodelação do atual executivo, com a saída de três secretários regionais e a criação da figura de um vice-presidente.

"O presidente do Governo Regional da Madeira decidiu proceder a uma reestruturação da composição do executivo que lidera", diz a nota emitida pela Quinta Vigia.

Irá ocupar o cargo de vice-presidente Pedro Calado, que ficará com as pastas das Finanças, da Economia e dos Transportes e será responsável pela coordenação política.

Saem do executivo Eduardo Jesus (Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura), Rui Gonçalves (Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública) e Sérgio Marques (Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus).

Com estas alterações, o XII Governo da Região Autónoma da Madeira passa, assim, a integra então – além do presidente, Miguel Albuquerque, e do vice-presidente, Pedro Calado - Paula Cabaço, que fica a titular das pastas do Turismo, Cultura e Assuntos Europeus; Rita Andrade, com a Inclusão, os Assuntos Sociais e Habitação; Jorge Carvalho, com a área da Educação, Juventude, Desporto, Assuntos Parlamentares e Comunidades; e Humberto Vasconcelos, com as áreas da Agricultura e das Pescas.

A Secretaria da Saúde é liderada por Pedro Ramos, a Secretaria Regional do Ambiente por Susana Prada e a Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas por Amílcar Gonçalves.

Esta é a quarta remodelação do Governo Regional no atual mandato.

A Secretaria Regional da Saúde já teve duas mudanças (Manuel Brito e Faria Nunes) e a da Inclusão Social uma, devido à saída de Rubina Leal para concorrer à presidência da Câmara Municipal do Funchal nas eleições autárquicas de 01 de outubro.