Esta decisão de Marcelo Rebelo de Sousa consta de uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, logo após terminar a final do campeonato de mundo de clubes, em que o Flamengo perdeu com o Liverpool por 1-0 no prolongamento.
"O Presidente da República decidiu condecorar Jorge Jesus com a Ordem do Infante Dom Henrique, pelo prestígio que o seu trabalho como treinador lhe granjeou, bem como a Portugal. Depois de importantes vitórias em Portugal, Jorge Jesus afirmou-se também no estrangeiro e, em particular no Brasil e na América Latina, com a vitória do Flamengo no ?Brasileirão' e na Taça dos Libertadores", refere-se na nota do chefe de Estado.
Segundo a mesma nota, "Jorge Jesus é assim agraciado, como o foram no passado outros treinadores portugueses de grande destaque e, nomeadamente, que também ganharam grandes títulos internacionais".
Jorge Jesus foi o primeiro treinador português a disputar uma final de um mundial de clubes.
Hoje, em Doha, o avançado brasileiro Firmino, no prolongamento, marcou hoje o golo que deu ao Liverpool o seu primeiro título mundial de clubes em futebol, ao bater o Flamengo de Jorge Jesus.
Depois de um nulo que persistiu nos 90 minutos, o internacional brasileiro conseguiu quebrar o empate aos 99 minutos, marcando o único golo desta final e dando aos britânicos o seu primeiro título, depois de ter falhado em 1981 (Flamengo) e 1984 (Independiente), na altura como Taça Intercontinental, e em 2005 (São Paulo).
O Flamengo, por sua vez, falhou o seu segundo título, depois de o ter conquistado em 1981.
(Notícia atualizada às 20:38)
Comentários