Raul Castro mereceu de novo a confiança do PS para concorrer, depois de em 2009 ter posto fim a três mandatos consecutivos de Isabel Damasceno, eleita pelo PSD.
O presidente da Câmara conseguiu ‘roubar' a autarquia aos sociais-democratas à terceira tentativa.
Para reconquistar o executivo, os sociais-democratas apostam no ex-presidente da Câmara de Caldas da Rainha Fernando Costa.
O autarca, que nos últimos três anos foi vereador na Câmara de Loures (distrito de Lisboa), tem uma larga experiência autárquica, adquiridos nos 27 anos de poder nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, caracteristicamente marcado pela cor laranja.
A advogada Anabela Baptista volta a candidatar-se pela CDU à Câmara de Leiria com o objetivo de melhorar o resultado obtido nas últimas eleições autárquicas.
Natural e residente em Leiria, Anabela Baptista concorre como independente pelas listas da CDU e a sua candidatura "está sustentada numa crítica forte àquilo que tem sido a gestão do executivo PS".
Sérgio Duro, também advogado, é a aposta do CDS-PP para reconquistar um lugar na vereação no concelho de Leiria, depois de, nas anteriores autárquicas, o partido ter visto fugir essa posição de vereador.
O candidato por Leiria quer "contrariar a ideia de que o CDS-PP é munido de pessoas com muita idade, cansadas e cujos projetos não tentam alcançar".
Andrzej Kowalski, polaco, é o candidato do BE e promete tentar "construir uma alternativa sólida a uma ideia de município".
Sem filiação partidária, apresentou-se antes pelas listas bloquistas a uma Junta de Freguesia do concelho de Leiria e foi mandatário em eleições anteriores, surgindo agora à frente de uma lista que procura ser alternativa à liderança PS e à candidatura social-democrata.
O PAN – Pessoas-Animais-Natureza vai concorrer pela primeira vez à Câmara Municipal de Leiria, candidatando a advogada Daniela de Sousa.
A candidata acredita que "Leiria tem todas as condições para ser uma cidade mais ecológica, com cidadãos conscientes, onde o sentido de comunidade, inclusão e cidadania será valorizado" e tem como objetivo eleger um deputado à Assembleia Municipal.
Depois de ter sido cabeça de lista à autarquia de Alcobaça em 2013, João Pais do Amaral, do Partido Nacional Renovador (PNR), vai concorrer à Câmara de Leiria com a missão de "chamar a atenção" para o partido.
O principal objetivo são as eleições legislativas, assume o candidato, empresário e vice-presidente do PNR.
Nas eleições de 2013, o PS conquistou sete mandatos (46,31%) e o PSD quatro (27,85%). CDS-PP, PCP/PEV (CDU) e BE ficaram abaixo dos 5% dos votos.
Nas eleições anteriores, em 2009, o CDS tinha conseguido um eleito, enquanto PS e PSD alcançaram cinco cada. A CDU não tem conseguido eleger vereadores, objetivo que traçou para as autárquicas de 2017.
As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.
Comentários