De acordo com a mesma fonte, o alerta foi dado pelas 19:50, e cerca de 20 minutos depois, estavam no local uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros de Braga e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O jovem foi encontrado sem vida por volta das 20h30. "Quando foi retirado da água já não registava quaisquer sinais vitais. No entanto, a equipa do INEM iniciou manobras de suporte avançado de vida, durante cerca de 30 minutos, mas infelizmente o óbito foi declarado às 20h57. Infelizmente já não havia nada a fazer", declarou Vitor Azevedo, da Proteção Civil.
O jovem de 24 anos estava na praia de Adaúfe, no rio Cávado, com um grupo de amigos.
"O grupo de amigos está obviamente bastante consternado e está uma equipa de psicólogos a caminho do local".
Quanto aos jovens, sabe-se que "são estudantes da Universidade Católica e estavam cá [na praia fluvial] a aproveitar um dia normal entre amigos".
A praia fluvial de Adaúfe é vigiada durante a época balnear. "São quatro nadadores salvadores para esta área toda. Obviamente que podiam não estar no local [onde se deu o afogamento], mas o alerta foi rápido, a mobilização de equipas foi rápida. Os nadadores daqui da praia rapidamente se lançaram à água e iniciaram a busca, também com caiaques, mesmo antes da chegada da equipa de mergulhadores".
"Não é uma zona eminentemente perigosa, não é uma zona que apresente risco acrescido, até porque tem os nadadores salvadores, que dão alguma segurança. No entanto, como em qualquer praia, seja ela no mar ou no rio, tem os seus riscos", frisou.
A praia de Adaúfe encontra-se a cerca de 15 minutos de Braga e é a única do concelho que recebeu a certificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte.
Comentários