Segundo o centro de comando e controlo operacional da GNR, em informação prestada cerca das 18:15, estão encerradas apenas duas vias no distrito de Braga, a Estrada Nacional (EN) 309, na freguesia de Espinho, e a Estrada Municipal 585, na freguesia de Longos, em Guimarães.
A circulação nas duas estradas, encerradas devido aos incêndios florestais, será reposta após a conclusão dos "trabalhos de limpeza" em curso, mas a mesma fonte não adiantou uma previsão para a sua reabertura.
Entretanto, a Proteção Civil de Mira informou que a circulação automóvel vai ser cortada na EN109, em Mira, incluindo o acesso à Autoestrada 17 a partir da rotunda do Seixo de Mira (no limite norte do concelho), devido aos fumos tóxicos e ao perigo de explosão na zona industrial.
A decisão de cortar o trânsito na movimentada EN109 foi tomada após uma vistoria à zona industrial feita por uma equipa especializada dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 41 mortos e sete dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.
O Governo decretou três dias de luto nacional, entre hoje e quinta-feira.
Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, em junho, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.
Comentários