O incêndio em Lisboa, na zona de mato do Lumiar, que ameaçou as zonas residenciais e uma creche, já dominado. A informação foi confirmada por fonte do Comando dos Bombeiros Sapadores de Lisboa ao Observador. Foi dominado pelas 16:40, mas obrigou à evacuação de dois lares, com 47 pessoas, e do Colégio Manuel Bernardes, com 300 crianças e 50 adultos, havendo registo de cinco feridos.
O fogo – cujo alerta foi dado às 15:43 – esteve a lavrar na Azinhaga Fonte Velha, Quinta do Olival, perto da Rua Daciano Costa e do Clube de Ténis Paço do Lumiar.
O site da Proteção Civil indica que no local estão 71 operacionais, apoiados por 20 viaturas.
De acordo com o 2.º comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Alexandre Rodrigues, em declarações aos jornalistas no local, pelas 17:55, o incêndio que deflagrou numa área de mato e ervas secas na zona do Lumiar encontra-se em fase de rescaldo e os meios continuam mobilizados para "garantir que não há reacendimentos".
Há a registar cinco vítimas, quatro por inalação de fumos e uma que torceu o pé durante a evacuação dos espaços, tendo sido todas assistidas no local, referiu Alexandre Rodrigues.
As vítimas estavam no Colégio Manuel Bernardes, uma criança e um adulto que torceu o pé, e três idosos no lar Opus Dei, adiantou.
No âmbito das operações de combate ao incêndio, "por precaução", foram evacuados dois lares, o Somos Vida, com 27 pessoas, e o Opus Dei, com 20 pessoas, foram retiradas 300 crianças e 50 adultos do Colégio Manuel Bernardes e 50 pessoas de habitações próximas, informou ainda o 2.º comandante do RSB, acrescentando que os moradores já podem voltar às casas. Relativamente a danos materiais, há apenas a registar no campo sintético do Colégio Manuel Bernardes, apontou.
Questionado sobre a origem do incêndio, o responsável do RSB disse que ainda se desconhece, estando "em fase de análise", inclusive pela polícia. O fogo deflagrou na Azinhaga Fonte Velha, Quinta do Olival, perto da Rua Daciano Costa e do Clube de Ténis Paço do Lumiar.
*Com Lusa
Artigo atualizado às 17h37
Comentários