"Já parece mal não serem estas seis autarquias as donas da STCP [Sociedade de Transportes Coletivos do Porto]. Acho que este é mesmo o momento de dar o passo à frente", afirmou o governante na cerimónia de Lançamento do Concurso Público para Renovação da Frota STCP, que atualmente é gerida pelos seis municípios onde opera.
Matos Fernandes garantiu que, tal como aconteceu com a Carris em Lisboa, o governo está disponível para assegurar "exatamente" as mesmas condições, nomeadamente assumindo o passivo financeiro da empresa.
"Eu acho que estamos ainda em tempo de, nesta meia dúzia de meses que este governo é governo, a STCP ser propriedade de vós seis. Não faz já sentido de outra forma", defendeu.
O governante desafiou ainda os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) a apresentar um plano de investimento para os 800 milhões de euros disponíveis para a rede de transportes coletivos pesada na AMP, no âmbito do próximo ciclo comunitário.
"E eu e o José Mendes [Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade] adoraríamos lá para junho recebermos um convite em que as autarquias da AMP nos dissessem: olhem, o dinheiro que o senhor arranjou vai ser gasto desta forma. É mesmo fundamental que assim seja", defendeu.
Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de lançamento do concurso público para a renovação da frota da STCP, o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, disse acreditar haver condições para que, até ao final desta legislatura, a propriedade da STCP passe para os municípios.
"Mais do que acreditar, quero muito. Acho que é importante para a área metropolitana, se não puderem ser os seis, estou convencido de que pelo menos a intermunicipalização vai fazer-se", sublinhou.
A opinião é partilhada pelo presidente da STCP, Paulo de Azevedo, que, em declarações à margem, defendeu que a transferência da propriedade da STCP do estado para os municípios é fundamental.
A STCP é gerida pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo.
João Matos Fernandes esteve hoje presente no lançamento do concurso público para a renovação da frota da STCP que pressupõe a aquisição de 81 novos veículos movidos a gás natural, num investimento global de mais de 19 milhões de euros, dos quais 53% oriundos do Fundo de Coesão.
"É de facto impressionante quando nós olhamos para estes números (…) O que era o panorama há três anos e meio, em que vinha aí um concurso para a privatização desta empresa e em que nesse mesmo concurso até se dizia que os autocarros podiam ser em segunda mão e eram obrigatoriamente a diesel, é relevantíssimo vermos uma frota renovada em dois terços ", afirmou durante a sua intervenção, lembrando que em causa estão 274 autocarros novos, entre o primeiro e o segundo aviso, faltando lançar apenas o concurso para a aquisição de cinco autocarros elétricos.
Comentários