António Costa viajará para a capital da Tunísia em avião militar, sendo acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Com os representantes do executivo português viajarão também os presidentes da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo Português), Luís Castro Henriques, e o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.
De acordo com o programa oficial, ao qual a agência Lusa teve acesso, o primeiro-ministro chegará a Tunes ao início da tarde de segunda-feira, sendo recebido pelo seu homólogo tunisino, Youssef Chahed, numa cerimónia com honras militares e hinos nacionais.
O primeiro ponto do programa de António Costa terá lugar na Assembleia dos Representantes do Povo da Tunísia, onde terá um encontro com o presidente deste parlamento, Mohamed Enaceur.
Ainda na segunda-feira, no que respeita ao programa paralelo à cimeira política entre os dois países, o líder do executivo português estará com estudantes e professores de português no Liceu Sadiki, em Tunes - uma deslocação em que será acompanhado pelo ministro tunisino, Hatem Ben Salem.
Do ponto de vista institucional, a "4ª Cimeira Luso-Tunisina" começa ao fim da tarde de segunda-feira com uma reunião a sós de António Costa com o primeiro-ministro da Tunísia, Youssef Chahed, na sede da Presidência do Governo, o Kasbah.
Após este encontro entre os chefes dos dois executivos, seguir-se-á uma reunião plenária entre os membros dos dois governos, que deverá durar cerca de uma hora e finda a qual estão previstas declarações à imprensa.
Na terça-feira, último dia de presença em Tunes, o primeiro-ministro é recebido logo pela manhã pelo chefe de Estado da Tunísia, Béji Caïd Essebsi, tendo depois uma agenda de caráter económico.
Antes de regressar a Lisboa, António Costa desloca-se à sede da UTICA (União Tunisina da Indústria, Comércio e Artesanato), onde será recebido pelo ministro do Desenvolvimento, Investimento e Cooperação Internacional da Tunísia, Zied Laadhari, e pelo presidente desta entidade, Ouided Bouchamaoui.
O primeiro-ministro fará depois uma intervenção na sessão de encerramento de um seminário empresarial dedicado às relações luso-tunisinas.
Comentários