O sexto elemento que seguia no helicóptero era o piloto, que sobreviveu por ter conseguido libertar-se do interior do aparelho, tendo sido socorrido por uma embarcação que se aproximou do local, na noite de domingo.
Agentes da polícia e elementos dos bombeiros ainda conseguiram retirar os cinco passageiros do interior do helicóptero.
Inicialmente as autoridades informaram que duas pessoas tinham falecido, três tinham ficado feridas com gravidade e que o piloto se tinha salvado.
O porta-voz do ‘mayor’ de Nova Iorque informou que o Eurocopter AS350 caiu pouco depois das 19:00 locais de domingo (23:00 de Lisboa) a norte da ilha Roosevelt e está alegadamente voltado ao contrário no rio.
A FAA e a agência nacional de segurança dos transportes estão a investigar o ocorrido.
Um vídeo filmado por um cidadão e publicado no Twitter mostra um helicóptero vermelho a afundar-se na água e depois a virar-se quando os rotores ficam debaixo de água.
O helicóptero, um modelo usado por empresas turísticas, desceu junto a Gracie Mansion, onde fica a residência do ‘mayor’.
Várias embarcações foram vistas a aproximarem-se do local para auxiliar os eventuais sobreviventes.
Testemunhas disseram aos jornalistas que o helicóptero pareceu ficar cheio de água rapidamente.
“É água fria. E estava a afundar muito rapidamente”, disse Mary Lee, de 66 anos, ao New York Post.
As testemunhas descreveram ver pelo menos uma pessoa a emergir do helicóptero e a agitar as suas mãos pedindo ajuda.
Os céus sobre Nova Iorque estão normalmente repletos de helicópteros que transportam turistas, empresários, repórteres de trânsito, equipas médicas e outros. Estes acidentes não são raros.
Um acidente em outubro de 2011 no East River matou uma mulher britânica que visitava a cidade na ocasião do seu aniversário, de 40 anos. Três outros passageiros ficaram feridos.
Um helicóptero num passeio turístico de Manhattan caiu no rio Hudson em julho de 2007, causando pânico nas oito pessoas a bordo, mas não ferindo ninguém.
Em junho de 2005, dois helicópteros caíram no East River na mesma semana. Um deles causou ferimentos a oito pessoas, incluindo alguns executivos bancários. O outro atingiu a água logo após a descolagem num voo turístico, ferindo seis turistas e o piloto.
Comentários