
“Queremos agradecer a Kim Jong-un [líder do regime norte-coreano]”, afirmou o presidente norte-americano, Donald Trump, na base aérea Andrews.
O Boeing C-40, equipado com instalações médicas chegou à base por volta da 02:42 (locais, 06:40 em Lisboa), transportava Kim Dong Chul, Kim Hak Song e Tony Kim.
Os três coreano-norte-americanos regressam aos Estados Unidos após mais de um ano de prisão na Coreia do Norte. Serão agora transportados para o Centro Médico Militar Nacional Walter Reed para avaliação e tratamento médico.
Mike Pompeo deslocou-se à Coreia do Norte, na quarta-feira, para discutir as modalidades da cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, que deve ocorrer dentro de algumas semanas, e garantir a libertação dos três norte-americanos detidos na Coreia do Norte.
Kim declarou que tinha dado uma “amnistia” aos três homens, “detidos na Coreia do Norte pelas suas atividades” contra o país, segundo a KCNA.
Este desenvolvimento é considerado um sucesso diplomático para Washington e levanta o último obstáculo relevante à cimeira entre Trump e Kim.
Comentários