Segundo informação hoje divulgada na página oficial do Santuário de Fátima, a projeção multimédia, produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, pode ser vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de outubro, e combinará mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original.

Todas as sessões serão abertas gratuitamente aos peregrinos em geral.

Por questões de ordem logística entre as 9:00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada, ficando impossibilitada a habitual visita aos túmulos dos pastorinhos.

Nesse dia também não será feita a recitação do Rosário, às 18:30, na Capelinha das Aparições.

A primeira projeção decorrerá no dia 12, após a Procissão do Silêncio, depois da meia-noite, e nos dias 13 e 14 de outubro após a procissão das velas.

Todas as sessões serão abertas gratuitamente aos peregrinos em geral.

Segundo a página oficial do Santuário, a projeção é idealizada a partir da experiência de milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário e é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”, “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus “, “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”, “Os caminhos dos peregrinos”, “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”, “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.

No dia 13, e depois das celebrações litúrgicas, será realizada a sessão de encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, transmitida em ecrãs para todo o recinto.

A sessão, que tem no programa a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do bispo da Diocese de Leiria- Fátima, António Marto, e de convidados, integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro.

O concerto terá no seu alinhamento duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: “The Sun Danced” e “Salve Regina”, respetivamente.

O concerto, que conta também com a participação da soprano Elisabete Matos, será transmitido em direto para o recinto de oração.

Em palco vão estar 72 instrumentos e 32 cantores, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro. Os dois compositores das obras, que serão estreadas, também estarão presentes.

Esta peregrinação evoca a sexta “aparição” de Nossa Senhora aos pastorinhos, na Cova da Iria.