Foi preciso muito mais do que uma hora para fazer um percurso pedonal que, normalmente, dura 20 minutos, e a demora deveu-se aos múltiplos cumprimentos de Fernando Medina a populares e comerciantes, com pausas no caminho para beijinhos e para autorretratos.
A comitiva – composta por militantes do PS e por figuras do partido como João Soares (antigo presidente da Câmara de Lisboa), Ana Catarina Mendes (secretária-geral adjunta), Pedro Nuno Santos (secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares) e Jorge Lacão, José Leitão e Edite Estrela (deputados na Assembleia da República) – partiu pelas 16:00 da Praça Paiva Couceiro e manteve-se firme atrás de Fernando Medina na descida pela Rua Morais Soares.
Naquela que é uma ação de campanha tradicional do partido em Lisboa, a extensa comitiva não deixava indiferente quem passava, muito menos os automobilistas, que reagiram com buzinadelas aos desvios que tinham de fazer.
No passeio as coisas eram diferentes, com os comerciantes e moradores a não se importarem por ter de esperar para passar e a ficarem agradados por ver o candidato.
Manuela, que mora em Marvila e hoje foi de propósito ao centro de Lisboa para apoiar o candidato, destacava-se no meio dos populares por trazer uma fotografia de Fernando Medina colocada ao peito, por cima da t-shirt.
À Lusa, disse que gosta “de tudo” o que o autarca fez na cidade em dois anos e meio de liderança, após assumir o cargo com a saída do então presidente, António Costa, para se candidatar a primeiro-ministro.
O ambiente foi de festa e não faltaram os confetes brancos e rosa, lançados de três varandas por jovens da JS.
A cereja no topo do bolo foi a presença do histórico socialista Manuel Alegre no Largo do Intendente, onde a ação terminou.
Falando já perante uma comitiva mais reduzida, de cerca de 150 pessoas que resistiram ao calor, Fernando Medina discursou e agradeceu.
“Caros amigos, obrigado por esta incrível descida” e por “todo este apoio, todo este entusiasmo”, disse.
Contudo, deixou um apelo: “Temos de mobilizar todos para irem votar no próximo dia 01 para que Lisboa continue a ser a cidade de sonhos, de oportunidades e de progresso para todos”.
Nas eleições de 01 de outubro concorrem à presidência da Câmara de Lisboa Assunção Cristas (CDS-PP/MPT/PPM), João Ferreira (CDU), Ricardo Robles (BE), Teresa Leal Coelho (PSD), o atual presidente, Fernando Medina (PS), Inês Sousa Real (PAN), Joana Amaral Dias (Nós, Cidadãos!), Carlos Teixeira (PDR/JPP), António Arruda (PURP), José Pinto-Coelho (PNR), Amândio Madaleno (PTP) e Luís Júdice (PCTP-MRPP).
Comentários