Segundo fonte do executivo, no que se refere à visita oficial do primeiro-ministro a Chipre, que durará uma manhã e que terá lugar exclusivamente em Nicósia, o programa terá um caráter eminentemente político.
Durante a manhã do dia 29, em Nicósia, António Costa tem previstos encontros de caráter institucional, designadamente com o Presidente da República, Nicos Anastasiades, e com o presidente do parlamento, Demetris Syllouris.
Após a visita, António Costa, ainda em Nicósia, participará na V Cimeira dos Países da Europa do Sul - encontro em que estarão presentes chefes de Estado e de Governo de países como Chipre, Malta, Grécia, França, Itália e Espanha.
Fonte do Governo português adiantou à agência Lusa que a agenda desta cimeira terá como temas principais as questões do aprofundamento da União Económica e Monetária, do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e das migrações.
Nesta cimeira, em que se estreia o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, sucedendo a Matteo Renzi, serão ainda discutidas as questões da transição ecológica e digital da União Europeia e o reforço da cooperação em matéria de segurança e defesa e política de vizinhança.
Neste último ponto, o Governo português acredita que será dado um especial destaque às matérias relativas ao reforço da cooperação entre os países do mediterrâneo e do continente africano.
Comentários